Catarina Laranjeiro recebe Menção Honrosa
Jan 18, 2021 | Notícias

Catarina Laranjeiro foi agraciada com uma Menção Honrosa, na categoria “Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais”, do Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma.
A tese, intitulada “Entre as Imagens e os Espíritos: encontros com a memória da guerra de libertação na Guiné-Bissau”, foi defendida no Programa Doutoral em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 2018. Nela, a investigadora assumiu o papel da imagem enquanto instrumento de memória para analisar a filmografia produzida no decorrer da Luta de Libertação na Guiné-Bissau.
Em 2021, Catarina Laranjeiro vai iniciar um novo projecto no IHC sobre a relação entre o legado colonial das imagens e a produção de cinema popular no continente africano, após obter um contrato financiado pelo Concurso de Estímulo ao Emprego Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O prémio bianual é atribuído pela Universidade de Aveiro, com o apoio da Rede Internacional em Estudos Culturais e da Rede Nacional em Estudos Culturais e o patrocínio da Direção Regional de Cultura do Centro. O prémio foi atribuído a Sara Vidal Maia, com a tese “Relações de Poder e Identidade(s) de Género: A sociedade ‘matriarcal’ de Ílhavo na década de 1950” (Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho, 2016). Lélian Silveira e Walter Chile receberam também menções honrosas. Eduardo Lourenço recebeu o Prémio Carreira (póstumo).
Outras notícias
-
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
-
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — SMS
Prazo: 25 Agosto 2025
Notícias
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025