Catarina Laranjeiro recebe Menção Honrosa

Jan 18, 2021 | Notícias

Catarina Laranjeiro foi agraciada com uma Menção Honrosa, na categoria “Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais”, do Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma.

A tese, intitulada “Entre as Imagens e os Espíritos: encontros com a memória da guerra de libertação na Guiné-Bissau”, foi defendida no Programa Doutoral em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 2018. Nela, a investigadora assumiu o papel da imagem enquanto instrumento de memória para analisar a filmografia produzida no decorrer da Luta de Libertação na Guiné-Bissau.

Em 2021, Catarina Laranjeiro vai iniciar um novo projecto no IHC sobre a relação entre o legado colonial das imagens e a produção de cinema popular no continente africano, após obter um contrato financiado pelo Concurso de Estímulo ao Emprego Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O prémio bianual é atribuído pela Universidade de Aveiro, com o apoio da Rede Internacional em Estudos Culturais e da Rede Nacional em Estudos Culturais e o patrocínio da Direção Regional de Cultura do Centro. O prémio foi atribuído a Sara Vidal Maia, com a tese “Relações de Poder e Identidade(s) de Género: A sociedade ‘matriarcal’ de Ílhavo na década de 1950” (Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho, 2016). Lélian Silveira e Walter Chile receberam também menções honrosas. Eduardo Lourenço recebeu o Prémio Carreira (póstumo).

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X