Miguel Carmo e Rita Luís lideram novos projectos FCT
Jul 29, 2021 | Notícias

Anunciados os resultados do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos promovido pela FCT, o IHC viu dois dos seus projectos aprovados: Paisagens de fogo, coordenado por Miguel Carmo, e Censura(s), coordenado por Rita Luís.
Com um financiamento global próximo aos 250 mil euros, o projecto Paisagens de fogo: Uma história política e ambiental dos grandes incêndios em Portugal (1950-2020) tem como objectivo primário estudar a extraordinária história dos incêndios rurais em Portugal. Ao contrário do que se passa com a ecologia dos fogos, desconhecem-se os processos históricos que estão na base do regime actual de grandes incêndios, como por exemplo as conexões entre os incêndios e a economia política das plantações florestais.
Miguel Carmo ganhou recentemente uma bolsa de investigação pós-doutoral num concurso público internacional promovido pelo IHC. A atribuição, agora, deste projecto reforça a importância da história ambiental no IHC, no quadro do grupo de investigação em História, Território e Ambiente e da linha temática ‘Mundos Precários e Sustentabilidade’, coordenada por Ana Isabel Queiroz, co-coordenadora do projecto financiado.
Já o projecto de Rita Luís, Censura(s): um modelo analítico dos processos censórios, parte de uma questão funcional: como funciona o sistema censório? Com esta questão em mente, o objectivo do projecto é a criação de um modelo analítico abrangente, incluindo os eixos de produção, circulação e recepção/consumo, bem como os amplos e heterógenos mecanismos de silenciamento. O caso de estudo será o regime autoritário português do Estado Novo (1933-1974). De cariz exploratório, este projecto terá um financiamento aproximado de 50 mil euros.
Rita Luís foi, até meados de 2021, coordenadora do grupo de investigação em Cultura, Identidades e Poder e integra, desde Maio, a Direcção do IHC. Com um contrato de Investigadora Júnior já financiado pela FCT, vai agora poder reforçar o trabalho de investigação individual sobre a censura na Península Ibérica. Partilha a coordenação do projecto com Rui Lopes, coordenador da linha temática ‘Mediações Modernas’.
Outras notícias
-
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
-
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Professor/a Auxiliar — História — FCT Tenure V
Prazo: 10 Setembro 2025
Professor/a Auxiliar — História — FCT Tenure IV
Prazo: 10 Setembro 2025
Notícias
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro