Ana Paula Figueira

Biografia
Ana Paula M. P. Figueira é doutorada em Gestão de Empresas (Marketing). Concluiu em 2011 o pós-doutoramento no Centro de Estudos Geográficos (IGOT/Universidade de Lisboa). Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Beja. Integra a lista de peritos de avaliação e acreditação dos cursos superiores em Turismo (politécnico) da A3ES. Foi Pró-Presidente para o Planeamento, Marketing e Comunicação no Instituto Politécnico de Beja (2017-2021).
É vice-titular da Cátedra em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal, instituída pela UNESCO, no Instituto Politécnico de Beja, em Janeiro de 2023. Coordena o projecto “Cante de Improviso com Viola Campaniça”, havendo assinado o primeiro opúsculo de divulgação deste instrumento tradicional do Baixo Alentejo, associado à vida e obra do músico Pedro Mestre.
Escreve regularmente artigos de opinião em dois jornais regionais. Tem editado, para além de livros técnicos, vários trabalhos na área da ficção. As suas áreas de interesse centram-se no marketing aplicado ao turismo e ao território, assim como na cultura e património, nomeadamente na relação da tradição (culturas populares) com a modernidade, e na territorialização das políticas públicas culturais em ecossistemas plurais, visando encontrar soluções promotoras de coesão, tanto de proximidade, como de envolvimento e articulação com os agentes envolvidos.
Áreas de Investigação
- Planeamento estratégico, marketing e governança territoriais
- Marketing do turismo
- Ambiente, cultura e património
- Políticas públicas culturais
Publicações destacadas
- Carvalho, Luís et al.. “Fig tree (Ficus carica L.) art in the Azores (Portugal).” Ethnobotany Research and Applications 26 (2023): 1-6. [link] 🔓
- Carvalho, Luís et al.. “Women and violets in France (1800-1920) – a visual journey.” Ethnobotany Research and Applications 26 (2023): 1-22. [link] 🔓
- Figueira, Ana Paula. Governança Territorial em Rede. Medição da notoriedade e avaliação do desempenho de uma parceria interorganizacional. Parede: Princípia Editora, 2013.
- Figueira, Ana Paula. Marketing Territorial. Uma Nova Dimensão do Marketing. Estarreja: Mel Editores, 2011. [link]
Projectos principais
- Coordenadora do projecto “Cante de Improviso com Viola Campaniça” — Acolhido pelo Instituto Politécnico de Beja e enquadrado pela Cátedra UNESCO em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal. [link]
Pesquisa
Agenda
agosto, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro