Ana Cabrera
História Política — Regimes, Transições e Memória
Contacto:
anacabrera@fcsh.unl.pt
Biografia
É doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, mestre em Ciências da Comunicação e Licenciada em História.
É investigadora no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenou projectos de investigação financiados pela FCT. As áreas de investigação são Comunicação Política e estudos de género, História dos Media e do Jornalismo, Censura e Liberdade de Expressão. É autora de diversos livros, como Marcelo Caetano: Imprensa e Poder (2006).
Áreas de Investigação
A comunicação politica dá unidade às minhas três áreas de investigação:
- História dos media e do jornalismo
- Género, política e visibilidade mediática
- Censura e liberdade de expressão
Publicações destacadas
- Cabrera, Ana, “A imprensa portuguesa no Estado Novo,” in Uma História da Imprensa Lusófona – Volume II, organizado por Jorge Pedro Sousa, Helena Lima, António Hohlfeldt e Marialva Barbosa, 311-384. Porto: Media XXI, 2017. [link]
- Cabrera, Ana, Carla Baptista, Carla Martins, Maria José Mata & Teresa Mendes Flores. Política no Feminino. Lisboa: Aletheia Editores, 2016. [link]
- Cabrera, Ana, “A crise das democracias e a liberdade de expressão,” in Comunicação e Liberdade de Expressão: Atualidades, organizado por Cristina Costa, 129-138. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da USP, 2016. [PDF] 🔓
- Cabrera, Ana. Marcello Caetano: Imprensa e Poder. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.
Projectos principais
- Projecto individual de pós-doutoramento “Vozes de mulheres nos velhos clubes masculinos? A voz das mulheres portuguesas em instituições europeias” — Acolhido pelo IHC e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/101144/2014).
Pesquisa
Agenda
novembro , 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
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Detalhes do Evento
Congresso internacional sobre as acções, instituições e redes de cooperação promovidas pela Sociedade das Nações, bem como o ecossistema de iniciativas paralelas. La Sociedad de Naciones: Diplomacia Cultural
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Detalhes do Evento
Congresso internacional sobre as acções, instituições e redes de cooperação promovidas pela Sociedade das Nações, bem como o ecossistema de iniciativas paralelas.
La Sociedad de Naciones:
Diplomacia Cultural y Cooperación Intelectual en España y el Mundo Atlántico
Tras la 1ª Guerra Mundial se creó la Sociedad de Naciones como instrumento de cooperación internacional y gobernanza global, en cuyo seno surgieron una serie de estructuras y modelos de cooperación intelectual y diplomacia cultural, que son el precedente de muchos organismos y actividades actuales como la UNESCO. La cultura de la paz, las redes de intercambio científico y cultural o el movimiento de ciencia abierta tienen también su precedente directo en las políticas de cooperación intelectual promovidas por la Sociedad de Naciones dentro y fuera de sus organismos, y son señas de identidad cada vez más claras de la educación, la cultura y la ciencia actuales.
Este congreso, que tiene su precedente en el I Seminário Internacional de cooperação científica: “A cooperação intelectual e científica entre guerras: problemas transnacionais em perspectivas cruzadas”, celebrado el 5/6/2023 en la Universidade de Évora, se propone debatir e ir completando nuestro conocimiento sobre las acciones, instituciones y redes de cooperación alentadas por la Sociedad de Naciones, pero también de todo un ecosistema de iniciativas paralelas y afines a los propósitos promovidos desde Ginebra y París.
Ponentes invitados:
José Luis Neila Hernández (Universidad Autónoma Madrid)
Leoncio López-Ocón (Consejo Superior de Investigaciones Científicas)
José Antonio Sánchez Román (Universidad Nacional de Educación a Distancia)
Coordinación:
Álvaro Ribagorda (Universidad Carlos III de Madrid)
Leoncio López-Ocón (Consejo Superior de Investigaciones Científicas)
Maria de Fátima Nunes (Universidade de Évora)
Joaquín Palacio (Universidad Carlos III de Madrid)
Organización:
Universidad Carlos III de Madrid
Proyecto de I+D+i “El Proyecto de Cooperación Intelectual de la Sociedad de Naciones. Presencia española e iniciativas afines”
AEI
Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades, Fondos FEDER UE.
École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid)
Instituto de Política y Gobernanza (Universidad Carlos III de Madrid)
Colaboración:
Programa Propio de Investigación (Universidad Carlos III de Madrid)
Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC)
Universidade de Évora – IN2PAST
Universidade Federal da Bahía
Sociedad Española de Historia de la Ciencia y de la Técnica (SEHCYT)
Departamento de Humanidades: Historia, Geografía y Arte (Universidad Carlos III de Madrid)
Instituto de Estudios Internacionales y Europeos Francisco de Vitoria (Universidad Carlos III de Madrid)
Tempo
6 (Quarta-feira) 9:30 am - 8 (Sexta-feira) 3:00 pm
Localização
Casa de Velázquez e Universidad Carlos III de Madrid
Madrid
Organizador
Várias instituições
Detalhes do Evento
Terceira sessão do ciclo 2024-2025 da Oficina de História e Imagem. Sessão aberta e fora de portas: uma conversa com Marta Machado na livraria
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Detalhes do Evento
Terceira sessão do ciclo 2024-2025 da Oficina de História e Imagem. Sessão aberta e fora de portas: uma conversa com Marta Machado na livraria STET.
Os álbuns e as fotografias de guerra:
Moçambique 61-63, Angola 65-67
Resumo:
A presente investigação visa analisar o papel da fotografia de álbuns da Guerra Colonial e a forma como estes reproduzem ou não um ideário colonial português. Através da análise de várias fotografias de álbuns de combatentes do ultramar radicalizados e não-racializados a combater pelo exército colonial português, este estudo procura entender as múltiplas representações do sujeito racializado a partir destes álbuns e dos testemunhos orais dos seus autores.
Convidada:
Marta Machado (Instituto de História Contemporânea)
Marta Machado é portuguesa-caboverdiana. É mestre em Fotografia pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, doutoranda na NOVA FCSH. O seu trabalho fotográfico analisa as ambiguidades da História e a sua relação com as narrativas ditas oficiais do mundo ocidental, centrando-se nas temáticas do colonialismo, identidade e território. Teve várias exposições em Portugal, Sérvia, Hungria, Irlanda e Holanda. No campo académico, publicou artigos nas revistas com arbitragem científica Interact: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento e JSTA – Journal of Science and Technology of the Arts. Sua tese de mestrado em Fotografia “Nos Txôn: as Fotografias, a Memória e as Possibilidades de uma Narrativa no Discurso Pós-Colonial”, foi publicada pela editora Pierrot Le Fou. É membra da UNA – União Negra das Artes. O seu trabalho tem sido mencionado em diversos jornais de referência.
A moderação será realizada por Inês Vieira Gomes.
Para mais informações: oficinahistoriaeimagem@gmail.com
Tempo
(Quarta-feira) 11:00 am - 1:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
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