Adesão do IHC ao CLACSO aprovada
Mai 15, 2020 | Notícias

A candidatura do IHC ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), a maior rede de ciências sociais da América Latina e Caraíbas, foi aprovada pela sua Comissão Directiva e Assembleia Geral no início do mês de Maio. Paula Godinho, uma das promotoras da candidatura do IHC, classificou esta notícia como “fantástica”, realçando que é um “passo gigantesco” para a internacionalização do IHC e “um grande avanço nos formatos de descolonização do conhecimento”.
O CLACSO foi criado em 1967, está sediado na Argentina, em Buenos Aires, e integra centenas de centros de investigação de todo o mundo. Os membros do IHC vão poder, a partir de agora, integrar as equipas de projectos e grupos de trabalho transnacionais dinamizados pelo Conselho. Paula Godinho prevê também que o IHC comece a “receber mais doutorandos e investigadores pós-doutorais da América Latina”.
Para além de dinamizar diversos encontros científicos, o CLACSO também atribui bolsas, também uma editora própria, promove formações e cursos de pós-graduação e mantém uma rede de bibliotecas virtuais e repositório digital em acesso aberto, com mais de 800 revistas científicas de ciências sociais e humanidades, bem como um arquivo multimédia.
O IHC é a quinta instituição nacional a ser aprovada no Conselho, juntando-se ao Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ICSTE-IUL), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (Universidade do Porto) e Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Universidade Lusófona).
Outras notícias
-
O Programa de História na Esfera Pública do IHC retoma o projecto neste ano lectivo -
Seis na categoria de Investigador Júnior e sete na categoria Investigador Auxiliar -
Exposição será inaugurada a 29 de Setembro na FCSH
Pesquisa
Oportunidades
Investigador/a Júnior — Projecto PETROSINES
Prazo: 30 Outubro 2026
Notícias
A História está na Escola! — Programa escolar do IHC para 2026/2027
Out 12, 2026
O Programa de História na Esfera Pública do IHC retoma o projecto neste ano lectivo
IHC vai acolher 13 novos contratos CEEC da FCT
Out 9, 2026
Seis na categoria de Investigador Júnior e sete na categoria Investigador Auxiliar
IHC apoia exposição sobre a Guerra Civil de Espanha
Set 24, 2026
Exposição será inaugurada a 29 de Setembro na FCSH