Adesão do IHC ao CLACSO aprovada

Mai 15, 2020 | Notícias

A candidatura do IHC ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), a maior rede de ciências sociais da América Latina e Caraíbas, foi aprovada pela sua Comissão Directiva e Assembleia Geral no início do mês de Maio. Paula Godinho, uma das promotoras da candidatura do IHC, classificou esta notícia como “fantástica”, realçando que é um “passo gigantesco” para a internacionalização do IHC e “um grande avanço nos formatos de descolonização do conhecimento”.

O CLACSO foi criado em 1967, está sediado na Argentina, em Buenos Aires, e integra centenas de centros de investigação de todo o mundo. Os membros do IHC vão poder, a partir de agora, integrar as equipas de projectos e grupos de trabalho transnacionais dinamizados pelo Conselho. Paula Godinho prevê também que o IHC comece a “receber mais doutorandos e investigadores pós-doutorais da América Latina”.

Para além de dinamizar diversos encontros científicos, o CLACSO também atribui bolsas, também uma editora própria, promove formações e cursos de pós-graduação e mantém uma rede de bibliotecas virtuais e repositório digital em acesso aberto, com mais de 800 revistas científicas de ciências sociais e humanidades, bem como um arquivo multimédia.

O IHC é a quinta instituição nacional a ser aprovada no Conselho, juntando-se ao Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ICSTE-IUL), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (Universidade do Porto) e Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Universidade Lusófona).

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X