Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025 | Notícias

A obra “170 Anos do Movimento Associativo Gráfico”, fruto do projecto de investigação IHC-APIGRAF* sobre a história da indústria gráfica nacional, foi galardoada com o Prémio Ouro na categoria Design Editorial — Livro, na 27.ª edição do Clube da Criatividade de Portugal.
Dividida em dois volumes — “Os 170 Anos do Movimento Associativo dos Industriais Gráficos” e “Os Mundos da Indústria Gráfica e Transformadora do Papel” — foi escrita por Cláudia Figueiredo, incluindo fotografias de Paulo Catrica; foi produzida pela APIGRAF com design de José Mendes. O segundo volume contou com a colaboração do consultor e especialista em artes gráficas Jaume Casals.
Aquando do seu lançamento, em 2024, Cláudia Figueiredo referiu que o livro reflectia “a importância da indústria gráfica em Portugal, uma indústria omnipresente na nossa sociedade” e que gostaria que o livro chegasse ao público em geral para que as pessoas ficassem mais cientes da ubiquidade “desta indústria, que faz parte do nosso dia a dia, desde os livros até aos bilhetes do comboio.”
A página online do prémio inclui vários detalhes do trabalho gráfico que levou a esta distinção.
* Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel
Imagem: ©APIGRAF
Outras notícias
-
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — CATTLE IN MOTION
Prazo: 18 Fevereiro 2026
Notícias
VINCULUM — Um fim e um novo começo
Fev 24, 2026
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM
Em Março, Lisboa é a Capital da Intriga Internacional
Fev 21, 2026
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa
Anita Buhin está em missão de investigação em Itália
Fev 20, 2026
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha