Rui Pedro Jacinto vence Prémio Branco Rodrigues

Jul 14, 2023 | Notícias

A Biblioteca Nacional de Portugal atribuiu o Prémio Branco Rodrigues a Rui Pedro Jacinto, que se encontra a desenvolver um projecto de doutoramento com o IHC, pelo trabalho “Alcácer do Sal e as relações com o Sado no primeiro quartel do século XX: continuidade ou rutura?“.

O artigo premiado foi apresentado no 12º Encontro de História do Alentejo Litoral, em 2019, e posteriormente publicado, em 2021, nas respectivas actas , “O Mar de Onde Saem Todas As Águas“, editadas pela GESTO – Grupo de Estudo do Território de Odemira. Rui Pedro Jacinto é licenciado em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. o seu projecto de doutoramento tem como tema a sociedade e economia do Sudoeste alentejano no século XX.

O Prémio Branco Rodrigues foi instituído em 1976 pela Comissão Pró-Cinquentenário da Morte de Branco Rodrigues e tem como objectivo “estimular, entre os deficientes visuais, o interesse pela atividade científica e literária, distinguindo o autor do melhor trabalho publicado em cada triénio”. Homenageia José Cândido Branco Rodrigues (1861-1926), pioneiro no estabelecimento das bases do ensino de cegos em Portugal, possibilitando a sua escolarização, profissionalização e inclusão social.

A sessão pública de entrega do Prémio Branco Rodrigues, na sua 13ª edição, vai ter lugar no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 19 de Outubro, às 15h00.