IN2PAST é apresentado em Lisboa

Nov 25, 2022 | Notícias

O IN2PAST, Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território vai ser formalmente apresentado em Lisboa no próximo dia 2 de Dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

O único Laboratório Associado da área das humanidades em Portugal é constituído por sete unidades de investigação provenientes de distintas áreas disciplinares (HERCULES, IHC, CESEM, CHAIA, CRIA, IHA e LAB2PT) e pertencentes a cinco universidades diferentes: Universidade de Évora, Universidade NOVA de Lisboa, Iscte-IUL, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra.

O objectivo do IN2PAST é ser um Laboratório Associado de referência para o estudo e valorização do património cultural, compreendido nas suas dimensões material e imaterial, um instrumento fundamental para a investigação e inovação tanto a nível da identificação e salvaguarda do património cultural, como da promoção de uma identidade cultural e de uma memória cívica inclusivas.

Organiza-se em cinco linhas de investigação: “Ciência e Tecnologia para o Património Cultural”, “Paisagens, Territórios e Património Cultural”, “Museus, Monumentos e as suas Colecções”, “Arquivos, da Conservação Preventiva à Digitalização” e “Transferências Culturais, Políticas Públicas de Memória e Cidadania Inclusiva”.

Nesta sessão de apresentação estarão presentes António Candeias (Presidente do IN2PAST), Cristina Brito (Sub-Directora Adjunta para a Investigação da NOVA FCSH) e Maria de Lurdes Rodrigues (Reitora do Iscte-IUL), bem como vários membros da Direcção e Conselho Científico do IN2PAST.

A sessão é aberta ao público interessado.