Miguel Carmo e Rita Luís lideram novos projectos FCT
Jul 29, 2021 | Notícias

Anunciados os resultados do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos promovido pela FCT, o IHC viu dois dos seus projectos aprovados: Paisagens de fogo, coordenado por Miguel Carmo, e Censura(s), coordenado por Rita Luís.
Com um financiamento global próximo aos 250 mil euros, o projecto Paisagens de fogo: Uma história política e ambiental dos grandes incêndios em Portugal (1950-2020) tem como objectivo primário estudar a extraordinária história dos incêndios rurais em Portugal. Ao contrário do que se passa com a ecologia dos fogos, desconhecem-se os processos históricos que estão na base do regime actual de grandes incêndios, como por exemplo as conexões entre os incêndios e a economia política das plantações florestais.
Miguel Carmo ganhou recentemente uma bolsa de investigação pós-doutoral num concurso público internacional promovido pelo IHC. A atribuição, agora, deste projecto reforça a importância da história ambiental no IHC, no quadro do grupo de investigação em História, Território e Ambiente e da linha temática ‘Mundos Precários e Sustentabilidade’, coordenada por Ana Isabel Queiroz, co-coordenadora do projecto financiado.
Já o projecto de Rita Luís, Censura(s): um modelo analítico dos processos censórios, parte de uma questão funcional: como funciona o sistema censório? Com esta questão em mente, o objectivo do projecto é a criação de um modelo analítico abrangente, incluindo os eixos de produção, circulação e recepção/consumo, bem como os amplos e heterógenos mecanismos de silenciamento. O caso de estudo será o regime autoritário português do Estado Novo (1933-1974). De cariz exploratório, este projecto terá um financiamento aproximado de 50 mil euros.
Rita Luís foi, até meados de 2021, coordenadora do grupo de investigação em Cultura, Identidades e Poder e integra, desde Maio, a Direcção do IHC. Com um contrato de Investigadora Júnior já financiado pela FCT, vai agora poder reforçar o trabalho de investigação individual sobre a censura na Península Ibérica. Partilha a coordenação do projecto com Rui Lopes, coordenador da linha temática ‘Mediações Modernas’.
Outras notícias
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
-
Irene Flunser Pimentel foi uma das personalidades agraciadas “pelo seu contributo notável à cultura”.
-
Miguel Carmo e José Filipe Costa foram argumentistas n'“O Riso e a Faca”
-
Exposição “Angola: Saberes em movimento” no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
A tese foi galardoada com o Prémio Francisco Canais Rocha para estudos sobre o movimento operário
-
Catarina Laranjeiro e Inês Vieira Gomes são as curadoras da exposição
-
A longa-metragem de ficção de José Filipe Costa vai estrear no Indie Lisboa
-
“Antes de ser independência foi luta de libertação” foi recentemente inaugurada no Museu do Aljube
-
Participou no Fórum da Sociedade Civil sobre o Combate ao Anti-Semitismo
-
Joana Dias Pereira integra o Comité Executivo da IFPH
-
SMS — Shared Memories of Solidarity foi seleccionado pela FCT
-
Comunidade na plataforma Zenodo, EU Open Research Repository e conjunto livros na OAPEN
-
Iniciativa de museologia colaborativa com Kanawayuri Marcello Kamaiurá e Auakamu Kamayurá
-
Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez
-
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
-
O vencedor do Prémio Amílcar Cabral estará em Lisboa na próxima semana
-
Nem só os estudantes “fazem Erasmus” noutros países
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.