novembro , 2019

25nov10:00 am5:00 pmEstado Novo: História, Política e Ciências SociaisSeminário10:00 am - 5:00 pm Instituto de Ciências Sociais, Sala 3, Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 - 1600-189 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Cartaz do seminário

Seminário co-organizado com o ICS onde se pretende debater as ideias e métodos que informam o estudo actual do Estado Novo.

Estado Novo: História, Política e Ciências Sociais

O Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa organizam no próximo dia 25 de Novembro um seminário subordinado ao tema Estado Novo, História, Política e Ciências Sociais.

O objetivo do seminário é debater as diferentes ideias e métodos que informam actualmente os estudos sobre o Estado Novo. Trata-se de um confronto entre os defensores de uma história política determinada por prioridades contemporâneas versus as que se reivindicam das ciências sociais? Ou essa forma de colocar a questão representa uma estratégia de evacuação da história e até da instância política do estudo do regime? Ou a questão, afinal, se deve colocar fora destes parâmetros?

Convidamos para esta discussão interdisciplinar historiadores e outros cientistas sociais com trabalho relevante produzido na área do Estado Novo. Cada comunicação abordará livremente a temática proposta.

Formaremos, de acordo com o programa abaixo, quatro mesas, cada uma com três comunicantes e um comentador. Cada comunicação não deve exceder 15 minutos e após a apresentação das comunicações de cada mesa haverá um debate. Era desejável que nele pudessem participar, em todas as mesas, todos os autores das comunicações. O debate é aberto a toda a comunidade de investigadores que queira participar.

Os trabalhos decorrerão na sala 3 do ICS com início às 10 horas de acordo com o programa abaixo.

Programa:

Miguel Cardina, CES — Universidade de Coimbra

Comentador: José Neves, IHC — NOVA FCSH

Organização:

Fernando Rosas (IHC — NOVA FCSH); António Costa Pinto e Rita Almeida de Carvalho (ICS — Universidade de Lisboa)

(Segunda-feira) 10:00 am - 5:00 pm

Instituto de Ciências Sociais, Sala 3

Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 - 1600-189 Lisboa

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa