VINCULUM nomeado para os Prémios Património Ibérico 2025
Nov 14, 2025 | Notícias

A iniciativa Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, coordenada pelo projecto VINCULUM em parceria com o Município de Ponte Lima, a Escola Secundário de Ponte de Lima, a TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação e a empresa PATRIMONIUM, foi seleccionada como finalista dos Prémios Património Ibérico 2025, promovidos pela Patrimonio.pt /Spira — revitalização patrimonial com o objectivo de “distinguir as boas práticas no sector do património cultural ibérico”.
Esta iniciativa decorreu em Setembro de 2024 e permitiu a abertura ao público de 18 casas históricas da Ribeira Lima durante dois fins-de-semana. As visitas foram guiadas pelos proprietários das casas em conjunto com estudantes da Escola Secundária de Ponte de Lima. Contabilizaram-se cerca de 1500 visitantes ao longo dos quatro dias.
A candidatura será agora apresentada e defendida publicamente perante o júri, constituído por Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert., no dia 4 de Dezembro, no âmbito da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural 2025, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. A equipa do VINCULUM, coordenada por Maria de Lurdes Rosa, preparou um vídeo de apresentação da iniciativa “Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima”, que pode ser visto abaixo.
Esta é mais uma distinção pública do VINCULUM, que já foi galardoado com o YERUN Open Science Award 2024 e uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025.
Outras notícias
-
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026) -
“Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” foi a iniciativa nomeada -
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos"
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação para Doutoramento — STEXEU
Prazo: 28 Novembro 2025
Notícias
O Governo de Todos Nós: IHC lança desafio às autarquias
Nov 14, 2025
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026)
IHC no Dia da Investigação e Inovação da FCSH
Nov 6, 2025
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema “Investigação nos Eixos”
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»