Victor Barros Recebe Menção Honrosa

Out 22, 2020 | Notícias

O investigador Victor Barros foi agraciado com uma Menção Honrosa no III Prémio Internacional de Investigação Histórica «Agostinho Neto», pela obra “Comemorações da Memória do Império nas Colónias durante o Estado Novo: Usos Públicos da História, Colonialismo e Colonização de Imaginários”.

Como se pode ler na acta do prémio, o júri decidiu atribuir esta menção honrosa ao trabalho do Victor Barros pela “abrangência geográfica do tema que comporta as diversas partes do antigo império colonial português, com uma dimensão inovadora relativa à problemática da memória e do imaginário nas colónias”.

A vencedora do Prémio foi Cristina Sá Valentim, do Centro de Estudos Sociais, com a obra “Sons do Império, Vozes do Cipale, Canções Cokwe, Poder e Trabalho durante o colonialismo tardio na Lunda, Angola”. Na avaliação das obras concorrentes foi valorizada “a relevância historiográfica, a inovação conceptual, metodológica e temática, a clareza e coerência de argumento e a pesquisa arquivística”.

O Prémio Internacional de Investigação Histórica «Agostinho Neto» é uma iniciativa da Fundação Dr. António Agostinho Neto, da Universidade Zumbi dos Palmares e da UNESCO e destina-se a “galardoar as obras de investigação inéditas escritas sobre Angola, África, Agostinho Neto, Brasil, a Diáspora e Afrodescendentes que contribuam para o melhor conhecimento da história de Angola, do Brasil e de África”.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X