“Viagem ao Sol” chega ao IndieLisboa

Mai 6, 2022 | Destaque, Notícias

O novo documentário de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias, Viagem ao Sol, sobre as 5500 crianças vindas da Áustria para Portugal após a Segunda Guerra Mundial, estreia hoje em Portugal no festival IndieLisboa, no Grande Auditório da Culturgest.

O crítico Jorge Mourinha, no Público, descreve-o como “um documentário rigorosíssimo e lancinante”. No site do filme, pode ler-se que a obra “parte de testemunhos de antigas crianças austríacas, enviadas no pós-guerra para Portugal, país poupado à Segunda Guerra Mundial. Usando só imagens de arquivo, Viagem ao Sol estabelece múltiplas ressonâncias com a Europa actual, onde o espaço para o Outro se tem vindo a reduzir drasticamente.”

O trabalho de investigação e produção do filme começou em 2016, com o início das entrevistas a cerca de meia centena de sobreviventes acerca desse período. Conjugando este material com fotografias e vídeos, tanto de arquivos institucionais como familiares (inéditos), os realizadores puderam construir um documentário onde se confrontam as memórias de infância com a realidade coeva.

É a primeira vez que o realizador e investigador do IHC co-dirige um filme com Susana de Sousa Dias, apesar da colaboração regular na produtora Kintop. O documentário teve estreia mundial no final do ano passado no Festival Internacional de Documentários de Amsterdão. Para além da sessão desta tarde, às 18h45, o documentário será novamente exibido no dia 8 de Maio, às 14h30, também na Culturgest.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X