Touradas e batuques na Imprensa de História Contemporânea
Abr 29, 2020 | Notícias

Os editores da Imprensa de História Contemporânea anunciaram que estão a ser ultimadas duas novas obras, a serem publicadas em breve.
O primeiro desses livros, O processo civilizacional da tourada: guerreiros, cortesãos, profissionais e…bárbaros?, da autoria de Fernando Ampudia de Haro, desafia a sabedoria convencional acerca das corridas de touros. A partir de Norbert Elias, Fernando Ampudia de Haro explica como a corrida de touros se civilizou desde a Idade Média até aos nossos dias.
Por outro lado, de Matheus Serva Pereira aborda a história dos “batuques” (um termo que cobre uma variedade de práticas musicais e tipos de performance produzidos por africanos e/ou afrodescendentes) em “Grandiosos batuques”: tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890-1940), num relato das tensões, das resistências e dos arranjos coloniais entre as populações africanas e os poderes que as subalternizavam nas primeiras décadas do século XX.
Ambos os autores são estrangeiros a trabalhar em Portugal: Fernando Ampudia de Haro doutorou-se em Sociologia na Universidade Complutense de Madrid e é investigador no CIES-IUL e professor na Universidade Europeia, em Lisboa; Matheus Serva Pereira doutorou-se em História Social da África na Universidade Estadual de Campinas e é investigador no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa.
A Imprensa de História Contemporânea é o selo editorial do Instituto de História Contemporânea e tem permanentemente aberta uma chamada para publicações. Até ao momento, publicou três livros: “A Banca ao Serviço do Povo”:Política e Economia Durante o PREC (1974-75), de Ricardo Noronha; Uma Dramaturgia da Violência: Os Filmes de João Canijo, de Daniel Ribas; e O Império e a Constituição Colonial Portuguesa (1914-1974), de António Duarte Silva. Todos estão disponíveis em acesso aberto no site da editora.
Outras notícias
-
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — CATTLE IN MOTION
Prazo: 18 Fevereiro 2026
Notícias
Víctor Barros e Pedro Cardim coordenam programa ‘Crioulidades e o Atlântico’
Fev 6, 2026
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado