IHC atribui sete Bolsas de Investigação para Doutoramento

Dez 14, 2020 | Notícias

Na sequência do avaliação do IHC por parte da FCT, e após um concurso internacional muito competitivo que durou alguns meses, o IHC atribuiu sete novas Bolsas de Investigação para Doutoramento de carácter misto, ou seja, a realizar em Portugal e num outro país.

Os três doutorandos e quatro doutorandas, provenientes de Portugal e Brasil, estão inscritos em diversos programas doutorais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, nomeadamente em História, Antropologia e Estudos sobre a Globalização. Para além da investigação desenvolvida na NOVA, os doutorandos farão estâncias de investigação na Argentina, Brasil, Espanha, França e Reino Unido. Destes novos bolseiros, apenas dois, o Miguel Ribeiro Pedras e a Pamela Cabreira, estavam já integrados no IHC como doutorandos.

Os temas que vão ser estudados são tão variados como: a circulação de periódicos ilustrados em Portugal e no Brasil (Bruna Oliveira Santiago) as bonecas karajá e a diplomacia cultural (Henrique Entratice), a acção política e diplomática do Marquês de Soveral (Miguel Ribeiro Pedras), a autogestão e operariado na Sogantal (Pamela Cabreira), os sistemas agrícolas e estratificação social na fronteira de Trás-os-Montes (Pedro Mota Tavares), a colonialidade e racialidade durante a Guerra Fria (Rebeca Ávila) e a descolonização das instituições de arte contemporânea (Sofia Victorino).

 

Imagens: (1) frontispício da revista A Illustração Luso-Brasileira (Fonte: Hemeroteca Digital de Lisboa); (2) boneca karajá (Crédito: Kely Carvalho); (3) Luis Maria Pinto, Marquês de Soveral. Men of the Day. No. 704. (Fonte: National Portrait Gallery); (4) trabalhadora da Sogantal (Fonte: O Caso Sogantal, RTP Arquivos); (5) «Die »Landschaft Entre Duero und Traz-los Montes, nº 526, Franz J. Joseph von Reilly1799-1802 (Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal); (6) tanque cubano em Angola (Fonte: Wikimedia Commons); (7) Veins aligned, Otobong Nkanga, 2018 (Crédito: Fabio Omero).

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X