História da Sociedade das Nações em exposição virtual

Abr 14, 2020 | Destaque, Notícias

No dia 21 de Janeiro, inaugurámos, na Biblioteca Nacional de Portugal, a exposição Sociedade das Nações (1920-1946): promessas e legados. A 24 de Abril, recentemente declarado pelas Nações Unidas como o Dia Mundial do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz, deveria ter lugar o encerramento dessa exposição, que foi organizada por uma equipa de investigadores do IHC.

A crise da pandemia de COVID-19 interferiu com o programa de visitas-guiadas e outros eventos associados à exposição, nomeadamente o lançamento do seu catálogo, mas, graças à preciosa colaboração do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC, lançamos agora um website com muita da informação visual e documental que a exposição veicula, mapas interactivos, bem como um documentário produzido em 1937 pelo Departamento de Informação da Sociedade das Nações.

Há cem anos, o mundo lidava ainda com as consequências da guerra e da pandemia da “gripe espanhola”, facto que estimulou esforços inéditos de cooperação nos domínios científico, social e humanitário. Através da história da Sociedade das Nações, é possível perceber melhor as realizações — e os limites — dessa experiência pioneira, agora que a humanidade volta a ser confrontada com um desafio cuja gravidade ainda estamos a tentar apreender.

Visite o website da exposição e — se as circunstâncias o permitirem! — não deixe de visitar a exposição quando a Biblioteca Nacional de Portugal reabrir ao público.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X