Rui Mateus Pereira — In Memoriam

Mar 20, 2020 | Notícias

Foi com imensa consternação que a Direcção do IHC tomou hoje conhecimento do falecimento do nosso colega Rui Mateus Pereira (n. 1957), vítima de doença prolongada. Tendo integrado o IHC em 2013, no âmbito do Grupo de Investigação “Economia, Sociedade, Património e Inovação”, o Rui era um antropólogo de formação com apurada sensibilidade histórica. A sua bibliografia atesta bem essa apetência interdisciplinar. Defendida em 2005, a sua tese de doutoramento versou a problemática do conhecimento antropológico e da política colonial portuguesa sob o Estado Novo e, embora inédita, depressa se tornou uma referência para os estudiosos do colonialismo contemporâneo. Recentemente, o Rui interessou-se também pelas ligações entre o saber médico e os militares, tendo sido um dos coordenadores da obra Centenário da Gripe Pneumónica. A Pandemia em Retrospetiva. Portugal 1918-1919 (com Helena da Silva e Filomena Bandeira, IGAS, 2019).

Para além de uma significativa carreira como gestor público, desenvolvida no âmbito do IPLB, Câmara Municipal de Lisboa e Ministério da Justiça, o Rui deixou também a marca do seu talento e profissionalismo em várias publicações que coordenou, como a Oceanos (editada pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses), a Camões, e os Cadernos de Estudos Africanos.

Aos seus pais e às suas filhas, Teresa Rita e Laura, a direção do IHC apresenta as suas mais sentidas condolências e um abraço muito solidário neste momento tão angustioso que, como comunidade, atravessamos.

 

Fotografia: Bruna Valério, 2019

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X