Rui Pedro Jacinto vence Prémio Branco Rodrigues
Jul 14, 2023 | Notícias

A Biblioteca Nacional de Portugal atribuiu o Prémio Branco Rodrigues a Rui Pedro Jacinto, que se encontra a desenvolver um projecto de doutoramento com o IHC, pelo trabalho “Alcácer do Sal e as relações com o Sado no primeiro quartel do século XX: continuidade ou rutura?“.
O artigo premiado foi apresentado no 12º Encontro de História do Alentejo Litoral, em 2019, e posteriormente publicado, em 2021, nas respectivas actas , “O Mar de Onde Saem Todas As Águas“, editadas pela GESTO – Grupo de Estudo do Território de Odemira. Rui Pedro Jacinto é licenciado em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. o seu projecto de doutoramento tem como tema a sociedade e economia do Sudoeste alentejano no século XX.
O Prémio Branco Rodrigues foi instituído em 1976 pela Comissão Pró-Cinquentenário da Morte de Branco Rodrigues e tem como objectivo “estimular, entre os deficientes visuais, o interesse pela atividade científica e literária, distinguindo o autor do melhor trabalho publicado em cada triénio”. Homenageia José Cândido Branco Rodrigues (1861-1926), pioneiro no estabelecimento das bases do ensino de cegos em Portugal, possibilitando a sua escolarização, profissionalização e inclusão social.
A sessão pública de entrega do Prémio Branco Rodrigues, na sua 13ª edição, vai ter lugar no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 19 de Outubro, às 15h00.
Outras notícias
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.