Resistir! Começou no CCB e chega ao Museu do Neo-Realismo
Dez 13, 2024 | Notícias

A exposição acerca dos portugueses deportados para o III Reich e sujeitos a trabalhos forçados no sistema concentracionário nazi, elaborada inicialmente para o Centro Cultural de Belém, chega agora alargada e renovada ao Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, com o título Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich.
Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara de Vila Franca de Xira, é o culminar da colaboração entre o IHC e o município, que começou com o concurso “Vítimas Portuguesas do III Reich”, integrado no projecto europeu FORCED, e que permitiu a visita de um grupo de estudantes da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos ao Memorial de Mauthausen.
Com inauguração a 14 de Dezembro de 2024, a exposição estará patente, com entrada livre, até 4 de Maio de 2025. A curadoria é da responsabilidade de Fernando Rosas, Ansgar Schaefer e Cláudia Ninhos (IHC), bem como de António Carvalho (Museu Nacional de Arqueologia) e Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8 — Vincennes – Saint-Denis).
Apesar da neutralidade de Portugal durante a II Guerra Mundial, várias centenas de portugueses foram deportados, sobretudo a partir de França, para campos de concentração, prisões do regime, campos de prisioneiros de guerra ou forçados a trabalhar para os alemães, quer no interior do Reich, quer nos territórios ocupados. Como explica Fernando Rosas no vídeo abaixo, “esta é uma forma de prestar homenagem àqueles que deram a vida, que deram a saúde, praticamente sem reconhecimento durante muitos anos; é uma forma de convocar essa memória de tanta gente que lutou pela liberdade”.
Outras notícias
-
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC -
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha -
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura -
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab -
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria -
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação -
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português -
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.
Pesquisa
Oportunidades
Técnico/a Superior — Gestão de Ciência
Prazo: 8 Abril 2026
Bolsas de Investigação para Doutoramento — FCT
Prazo (IHC): 15 Março 2026
Notícias
Exposição ‘Duplo Vazio’ chega a Lisboa
Mar 23, 2026
Inaugurou na galeria Space Zero
Yvette Santos inicia missão arquivística em Paris
Mar 18, 2026
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC
VINCULUM — Um fim e um novo começo
Fev 24, 2026
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM
