Paulo Jorge Fernandes

História, Território e Ambiente
Contacto:
paulojorgefernandes@sapo.pt
Página Pessoal – FCSH
Biografia
Investigador Integrado e membro da Direcção do Instituto de História Contemporânea. Exerce as funções de Professor Auxiliar do Departamento de História da NOVA FCSH, onde tem leccionado as unidades curriculares de História de Portugal Contemporâneo (Século XIX), História do Brasil Contemporâneo e História de Espanha na licenciatura, mas também de História Comparada do Colonialismo Europeu no Século XIX e História Política do Liberalismo em Portugal no mestrado.
Doutorado em História Institucional e Política Contemporânea pela NOVA FCSH (2007). Tem como área de actividade científica a História dos Séculos XIX e XX e como domínio de especialização a História de Portugal e a História Institucional e Política do mesmo período. Os seus interesses de investigação repartem-se pelos campos da História Política (Estado, Elites, Partidos Políticos, Eleições, Parlamento, Imprensa, Biografia e Prosopografia), da História Colonial (Sul de África e Moçambique) no “longo Século XIX”. Mais recentemente, tem-se dedicado ao estudo da História do Humor e da Sátira Política na Imprensa, bem como dos usos políticos da Caricatura e do Cartoon. O seu próximo projecto de investigação tem o título de Laughing together (or not): visions and representations of the “self” and the “other” in European satirical press (1789-1989). Pretende ainda escrever um livro sobre o Humor e a Sátira na Imprensa de caricaturas em Portugal (1847-1977).
Áreas de Investigação
- História política
- História colonial
- Caricaturas e cartoons
- “Longo século XIX”
Publicações destacadas
- Fernandes, Paulo Jorge. Mariano Cirilo de Carvalho – O “Poder Oculto” do Liberalismo Progressista. Lisboa: Assembleia da República / Texto Editora, 2010.
- Fernandes, Paulo Jorge. Mouzinho de Albuquerque: um soldado ao serviço do Império. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2010.
- Fernandes, Paulo Jorge & Luís Espinha da Silveira. Reis de Portugal – D. Luís I. Lisboa: Círculo de Leitores, 2006 (2ª Edição: Temas e Debates, 2009).
- Fernandes, Paulo Jorge. As Faces de Proteu. As Elites Urbanas e o Poder Municipal em Lisboa de finais do Século XVIII a 1851. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1999.
Projectos principais
- Investigador no projecto “Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas. Repensando o arquivo pré-moderno” — Coordenado por Maria de Lurdes Rosa (Instituto de Estudos Medievais – NOVA FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/EPH-HIS/0178/2013). 2013-2014 [link]
- Investigador no projecto “Corporativismo, instituições políticas e desempenho económico: estudos em história europeia contemporânea” — Coordenado por José Luís Cardoso (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/HIS-HIS/100544/2008). 2010-2012 [link]
- Investigador no projecto “O Recrutamento Parlamentar em Portugal, 1834-1926” — Coordenado por Pedro Tavares de Almeida (NOVA FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI/HAR/58007/2004). 2005-2008
Pesquisa
Agenda
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
O novo livro de José Pedro Castanheira vai ser lançado no Liceu Camões, em Lisboa, com apresentação de
Ver mais
Detalhes do Evento
O novo livro de José Pedro Castanheira vai ser lançado no Liceu Camões, em Lisboa, com apresentação de Irene Flunser Pimentel e Jacinto Godinho.
Histórias da PIDE
Quando o Salazar mandava. Volume 1
Em 1965, o General Humberto Delgado, inimigo público número 1 de Salazar, foi assassinado perto de Badajoz por uma brigada da PIDE. A chefiá‑la estava Rosa Casaco, que, fugido do país a seguir ao 25 de Abril de 1974, viria a ser condenado a oito anos de prisão e a tornar‑se, após uma entrevista incluída neste livro, um dos rostos mais emblemáticos desta força policial.
Sólido e temido bastião do Estado Novo, ninguém escapava ao raio de ação da PIDE: nem Calouste Gulbenkian, o homem mais rico do mundo, que foi preso em 1942; nem o ex‑Presidente da República Marechal Craveiro Lopes, vítima de chantagem de carácter sexual; nem sequer o bispo D. Eurico Dias Nogueira, submetido a constante vigilância, com cartas interceptadas até para o Vaticano e para o próprio Salazar.
Estas são algumas das Histórias da PIDE que José Pedro Castanheira investigou ao longo dos anos para o Expresso, todas reportando neste volume ao período de Salazar. O segundo volume incidirá sobre a época de Marcello Caetano.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Quinta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm
Organizador
Edições Tinta da China e Escola Secundária de Camões
Notícias
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
António Borges Coelho — In Memoriam
Out 18, 2025
Nota de pesar das Direcções do IHC, IEM e CHAM