Paulo Catrica

Biografia
Estudos de fotografia no Ar.Co., Lisboa (1984/85); Licenciatura em História, Universidade Lusíada, Lisboa (1992); Mestrado em Imagem e Comunicação, Goldsmiths College, Londres (1997). Doutoramento em Estudos de Fotografia, Universidade de Westminster, Londres (2011). Bolseiro do Centro Português de Fotografia (2000), da Fundação Calouste Gulbenkian de Londres (2001) e da Fundação da Ciência e Tecnologia (2006/10 e 2014/19). Professor convidado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2015-2019); da ESMAE, Instituto Politécnico do Porto (2010/2014); da Escola das Artes, Universidade Católica do Porto (2011/2014) e da Universidade Lusófona de Lisboa (2010/2014). Actualmente, é investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, com uma contrato de investigação.
Expõe e publica regularmente desde 1997. Sob a forma de encomenda artística realizou projectos a convite da Siemens Uk (1997) do Centro Português de Fotografia (1998), do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa (1999), do Instituto Histórico da Educação (1999), do Departamento de Sociologia da Universidade NOVA de Lisboa (2000/2004), da Porto 2001, da Companhia Nacional de Bailado (2001/02), da Universidade de Birmingham (2001/03), do Teatro Nacional de SãoCarlos (2005/08), da Trienal de Arquitectura de Lisboa (2007), da Photographers Gallery (2009), da Casa das Histórias Paula Rego (2009) e do Teatro Nacional D.Maria II (2014). O seu trabalho fotográfico faz parte de colecções de arte privadas e institucionais, em Portugal, Inglaterra, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Brasil, Canada e EUA.
Áreas de Investigação
- Fotografia
- Artes visuais
- História e historiografia da fotografia(s)
Publicações destacadas
Projectos principais
- Investigador no projecto “Fragmentação e Reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia” — Coordenado por Maria Filomena Molder (IFILNOVA) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/FER-FIL/32042/2017). [link]
Pesquisa
Agenda
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Por ocasião das comemorações dos 50 anos da independência de Angola, o projecto KNOW.AFRICA promove a palestra em torno da obra "O Livro dos Nomes de
Ver mais
Detalhes do Evento
Por ocasião das comemorações dos 50 anos da independência de Angola, o projecto KNOW.AFRICA promove a palestra em torno da obra “O Livro dos Nomes de Angola”, com o autor, Aristóteles Kandimba.
O Livro dos Nomes de Angola
Comemorações dos 50 Anos da Independência de Angola
O projecto KNOW.AFRICA tem o prazer de anunciar a palestra e apresentação da obra O Livro dos Nomes de Angola, pelo autor e investigador Aristóteles Kandimba.
Neste encontro, integrado nas comemorações dos 50 anos da independência de Angola, Aristóteles Kandimba irá partilhar reflexões sobre a riqueza linguística, histórica e cultural dos nomes angolanos, promovendo o diálogo entre memória, identidade e conhecimento.
O Livro dos Nomes de Angola é uma obra que compila cerca de 3000 nomes tradicionais angolanos, provenientes de mais de dez línguas nacionais. A obra explora os significados, origens etimológicas, simbolismos, provérbios, topónimos, celebridades e personalidades da história e da mitologia associados a esses nomes. O livro constitui um acto de afirmação da identidade angolana, resgatando uma parte essencial da sua história cultural, enfraquecida e, por vezes, suprimida durante o período colonial.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
Programa:
17h | Apresentação do projeto KNOW.AFRICA
17h15 | Apresentação da obra O Livro dos Nomes de Angola
18h | Beberete
Tempo
(Terça-feira) 5:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évoracehfc@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-812 Évora

Detalhes do Evento
Masterclass organizada no âmbito do projecto FILMASPORA, com Corsino Furtado e Maíra Zenun, sobre o seu projecto de tratamento do arquivo fílmico de Corsino (aka Uncle
Ver mais
Detalhes do Evento
Masterclass organizada no âmbito do projecto FILMASPORA, com Corsino Furtado e Maíra Zenun, sobre o seu projecto de tratamento do arquivo fílmico de Corsino (aka Uncle C).
Uncle C — Uma Trajectória de Vida a Registar
Conversa com Corsino Furtado e Maíra Zenun; moderação de Ana Rita Alves
Esta aula traz para o centro da discussão a ideia do cinema enquanto ferramenta de trabalho colectivo e estratégia de transformação social, através do diálogo entre Corsino Furtado aka UNCLE C, e Maíra Zenun, especialista em cinemas negros, que nos últimos seis meses estabeleceram uma parceria de trabalho e criaram o argumento fílmico intitulado “E QUANDO TUDO ACABAR?”, novo projecto cinematográfico de ambos, que surge a partir do trabalho colectivo desenvolvido pela equipa do projeto FILMASPORA, acolhido pelo IHC.
Corsino Furtado é um nome incontornável na documentação do Hip Hop na Europa (Holanda, Portugal, Espanha, França) e em Cabo Verde, tendo construído um arquivo valioso ao dar visibilidade a uma arte sistematicamente marginalizada. Paralelamente, tem se dedicado a filmar o surgimento e o quotidiano de diversas comunidades periféricas da Área Metropolitana de Lisboa, em especial o Bairro de Santa Filomena, onde viveu, registando momentos de convívio, festas, hortas, brincadeiras de rua e os impactos das demolições ilegais promovidas pela Câmara Municipal da Amadora na história de vida das pessoas. Em colaboração com a realizadora, artista visual e socióloga Maíra Zenun, Corsino tem revisitado este acervo para construir uma cartografia sensível deste espaço urbano — em relação às muitas fronteiras tangíveis e intangíveis que existem —, não com um olhar nostálgico para o passado, mas como uma forma de reinscrever o presente de um território em constante transformação.
Nesta masterclass, que será conduzida pela antropóloga Ana Rita Alves, Corsino Furtado e Maíra Zenun irão partilhar o método que estão a criar para organização, curadoria e activação deste arquivo, somado aos desafios de construir uma narrativa audiovisual [comum], que inclua a população africana, afro-descendente e periférica na identidade cultural de Portugal, a partir do [simples] gesto de arquivar e reactivar memórias coletivas.
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 8:00 pm
Localização
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 14 - 1200-005 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes — FBAUL
Notícias
IHC no Dia da Investigação e Inovação da FCSH
Nov 6, 2025
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema “Investigação nos Eixos”
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar

