Patrícia Lucas recebe Prémio Victor Sá de História Contemporânea
Nov 21, 2019 | Notícias

O Conselho Cultural da Universidade do Minho distinguiu Patrícia Gomes Lucas com o Prémio Victor Sá de História Contemporânea 2019, pela sua tese doutoral “Partidos e política na Monarquia Constitucional: o caso do Partido Regenerador (1851-1910)”, defendida na NOVA FCSH no passado mês de Fevereiro.
Trata-se do prémio nacional de maior prestígio para jovens investigadores em História Contemporânea Portuguesa, instituído em 1991 por Victor Sá com o objectivo de premiar trabalhos de investigação sobre História Contemporânea de Portugal.
Em declarações à Rádio Universitária do Minho, a jovem investigadora do IHC afirmou que “este é um prémio prestigiado nesta área da história, daí que esteja muito feliz por me ter sido atribuído. Fico ainda mais satisfeita por saber que uma tese, que demorou anos a ser produzida e que envolveu muito esforço, deu frutos e motivou o reconhecimento do meio académico”.
Com doze obras submetidas a concurso, o júri atribuiu também uma menção honrosa a Inês Nascimento Rodrigues, pela obra “Espectros de Batepá: Memórias e narrativas do «Massacre de 1953» em São Tomé e Príncipe“.
O júri foi presidido por José Viriato Capela (Universidade do Minho), e teve como vogais António Pires Ventura (Universidade de Lisboa) e João Paulo Avelãs Nunes (Universidade de Coimbra). O prémio será entregue no próximo mês de Dezembro.
Outras notícias
-
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab -
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria -
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação
Pesquisa
Notícias
IHC integra o projecto europeu TransatlanticLab
Dez 19, 2025
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab
‘Vínculos com (a) História’ vence um Prémio Património Ibérico
Dez 10, 2025
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria
António Cândido Franco homenageado pela Universidade de Évora
Dez 9, 2025
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação