Nuno Medeiros vai ser Professor Visitante na Universidade de Brown

Dez 21, 2021 | Notícias

Nuno Medeiros foi seleccionado pelo júri da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e pelos estudantes da Universidade de Brown para lecionar, como Professor Visitante, uma cadeira no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros desta universidade da Ivy League, anunciou a FLAD ontem.

No concurso, o investigador do IHC e também professor na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa propôs uma disciplina intitulada “Processos de Produção Cultural no Mundo Contemporâneo de Expressão Portuguesa: articulações, reconfigurações e rupturas”, que tem como objectivo explorar os processos de produção cultural nas regiões onde se fala a língua portuguesa, revelando formas de circulação, ligação e tensão entre objetos e práticas em diferentes contextos no século XX.

Foi também contemplada a historiadora Bárbara Direito, que completou o seu doutoramento no IHC e que é, actualmente, investigadora no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da NOVA School of Science and Technology, mantendo uma estreita colaboração com o nosso instituto. A sua disciplina focar-se-á na intersecção entre ambiente e saúde na África colonial do final do século XIX e início do século XX.

O júri do concurso foi presidido por Elsa Henriques, administradora da FLAD, e foi composto por António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), Onésimo Teotónio Almeida (Universidade de Brown) e Cristiana Bastos (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).