Novo livro sobre a Sociedade das Nações

Jun 21, 2020 | Notícias

No âmbito da exposição homónima, inaugurada no início do ano na Biblioteca Nacional de Portugal e patente até 27 de Junho, foi lançado o livro “Sociedade das Nações (1920-1946): Promessas e Legados”, com coordenação de Pedro Aires Oliveira.

Num vídeo de apresentação publicado no canal YouTube do IHC, o coordenador explica que o livro serve um “duplo propósito”: o de catálogo, dado que “a sua estrutura reproduz fielmente a estrutura da própria exposição, com cada capítulo a corresponder a cada um dos diferentes núcleos”; e o de síntese histórica, apresentando “um estado da arte sobre esta importante instituição, os seus antecedentes, a sua trajectória e os seus legados”.

Por seu lado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, também num depoimento em vídeo publicado no mesmo canal, realça a importância do conhecimento actualizado e divulgado neste livro, que permite “uma avaliação equilibrada do legado da Sociedade das Nações, dos seus resultados e dos seus falhanços”.

A obra, tal como a exposição, foi concebida por uma equipa de investigadores do Instituto de História Contemporânea, da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora, e do Centro de Estudos Sociais, do ISCTE-IUL. A edição é do Instituto Diplomático e da Biblioteca Nacional de Portugal.

Para quem não pôde visitar a exposição fisicamente, pode fazê-lo à distância, através do site da exposição virtual, implementado com a colaboração do Laboratório de Humanidades Digitais do Instituto de História Contemporânea.

 

 

 

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X