Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025 | Notícias

Mélanie Toulhoat foi convidada a fazer parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância». Produção, circulação e reapropriação de conhecimentos entre Genebra e os países do Sul, 1919-1980, sediado na Universidade de Genebra.
Com uma equipa de 20 investigadores de quatro continentes e financiado pelo Fundação Nacional Suíça para a Ciência (SNSF), o projecto tem como objectivo “examinar a produção, a circulação e as reapropriações do conhecimento científico sobre a infância na Europa e no Sul global durante o século XX”. A coordenação está a cargo de Damiano Matasci e Rita Hofstetter (Universidade de Genebra).
O projecto implementa ainda “uma abordagem histórica global e «igualitária», atenta não só às interligações entre a «Genebra internacional» e os mundos extra-ocidentais, mas também às ações dos actores individuais e colectivos que dela emergem”. Além disso, “ao destacar as lógicas sociais, intelectuais e políticas subjacentes à produção de conhecimento sobre a infância em escala global”, esta investigação colaborativa vai permitir “repensar as relações Norte-Sul e trazer uma nova perspetiva sobre o «século da criança»”.
Podem ficar a conhecer melhor o projecto aqui.
Outras notícias
-
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha
Pesquisa
Oportunidades
Bolsas de Investigação para Doutoramento — FCT
Prazo (IHC): 15 Março 2026
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — CATTLE IN MOTION
Prazo: 18 Fevereiro 2026
Notícias
VINCULUM — Um fim e um novo começo
Fev 24, 2026
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM
Em Março, Lisboa é a Capital da Intriga Internacional
Fev 21, 2026
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa
Anita Buhin está em missão de investigação em Itália
Fev 20, 2026
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha