Livro concebido por Foteini Vlachou é publicado pela Routledge
Fev 18, 2025 | Notícias

O livro Collections, Exhibitions and Museums in Portugal and Its Empire, inicialmente concebido por Foteini Vlachou, foi publicado pela Routledge, tendo como editoras Filipa Lowndes Vicente e Leonor de Oliveira, que deram continuidade ao projecto após a morte de Foteini.
Quando faleceu, em 2017, a Foteini era investigadora pós-doutoral no IHC, onde desenvolvia um projecto sobre identidades nacionais e imperiais na cultura visual da Península Ibérica e da América Latina em finais do século XIX. Era ainda professora convidada de História da Arte na NOVA FCSH.
Alicia Migueléz, especialista em Arte Medieval no IEM, que acompanhou este projecto e assina um dos 12 capítulos do livro, diz-nos que espera que a obra permita alargar o legado de Foteini Vlachou e de Luís de Moura Sobral, “dois nomes importantes para a historiografia da arte portuguesa” que morreram entretanto, bem como “abrir novas vias de investigação para futuras/os especialistas interessados em produzir conhecimento sobre Portugal e o seu património”.
Centrando-se no período entre o início do século XVIII e o final do século XX, o livro agora publicado “examina as histórias de objectos, museus, exposições e colecções em Portugal ou fora de Portugal, mas que representam Portugal ou com ele se relacionam através de relações coloniais”. A introdução tem como autoras Foteini Vlachou, Filipa Lowndes Vicente e Leonor de Oliveira.
Foto: Foteini Vlachou
Outras notícias
-
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Notícias
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.