Mundos Precários e Sustentabilidade

 

 

Linha temática:
Mundos Precários e Sustentabilidade: Natureza, Saúde e Trabalho

Coordenadora: Ana Isabel Queiroz

 

A sustentabilidade adquiriu um significado técnico nas últimas décadas do século XX e é, actualmente, uma palavra de ordem, especialmente no que diz respeito a políticas económicas e ambientais. Em 2016, a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável definiu 17 metas de sustentabilidade, que incluem acções contra a pobreza, as desigualdades e as alterações climáticas. Neste contexto, os historiadores são chamados a desenvolver perspectivas interdisciplinares que tenham em conta a reflexividade e historicidade e que sejam capazes de desafiar as narrativas dominantes.

Os estudos do passado têm demonstrado o modo como a natureza (e a ideia de natureza), a saúde e o trabalho são cruciais para a qualidade de vida, e como cada um destes factores foi responsável pela criação de precariedade, incerteza e desigualdade nas condições de vida social. Ao longo dos anos, as populações têm lutado contra a adversidade, procurando soluções suportáveis, viáveis e equitativas, enquadradas pelos chamados pilares da sustentabilidade: o social, o económico e o ambiental.

 

 

Objectivos

A anunciar em Janeiro de 2019, no quadro do projecto estratégico do IHC para os anos 2018-2022.

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h – 13.00h // 14.00h – 18.00h

Pesquisa

X