Lavinia Maddaluno é a IHC Visiting Scholar 2024

Jul 11, 2024 | Destaque, Notícias

A historiadora de ciência Lavinia Maddaluno vai ser a quarta IHC Visiting Scholar, ou seja, será a nossa convidada especial para o desenvolvimento de um curto programa de actividades de investigação e formação avançada integradas na Plataforma de Estudos Avançados do IHC.

Lavinia Maddaluno é Professora Auxiliar de História Moderna no Departamento de Humanidades da Università Ca’ Foscari, em Veneza. Tem como principal interesse explorar o nexo entre os seres humanos, a natureza e a economia no início da Europa moderna, tendo acabado de concluir a sua primeira monografia, Science and political Economy in Enlightenment Milan (1760-1805), que será publicada pela Liverpool University Press ainda este ano. Já publicou também sobre temas como as práticas hidráulicas em Marselha durante o mercantilismo de Colbert, a produção de azeite em Roma no século XVIII ou a saúde pública na Milão renascentista.

Durante a sua visita ao IHC realizará duas actividades públicas: no dia 16 de Julho, apresentará uma conferência sobre as respostas socio-económicas, culturais, científicas, tecnológicas e médicas à expansão da cultura do arroz no norte de Itália entre os séculos XVI e XIX — “Rice: ersatz, cultural artifact, object of knowledge, unruly crop”; no dia 19 de Julho, num seminário de investigação onde também participarão Ricardo Noronha e José Miguel Ferreira, apresentará um trabalho sobre um caso de intervenção hidráulica em zonas rurais do norte de Itália no século XVIII, nomeadamente a bomba hidráulica fabricada por Carlo Castelli e usada para reivindicar terras — “Perpetuating private property: machines and hydraulics at the time of the Enlightenment”.

Ambas actividades são de acesso gratuito e vão ter lugar na Biblioteca Nacional de Portugal mas, para participar no seminário de dia 19 de Julho, é necessária inscrição (via email para miguelcarmo@fcsh.unl.pt até dia 17 de Julho).