Projecto KNOW.AFRICA apresenta exposição em Évora
Mai 23, 2025 | Notícias

No dia 25 de Maio, será inaugurada a exposição Angola: Saberes em movimento no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, integrada nas actividades do projecto KNOW.AFRICA.
Com curadoria de Sara Albuquerque e Anderson Pereira Antunes, a exposição é composta por um conjunto de painéis que convidam quem visita “a conhecer a variedade de actores envolvidos em quatro das principais expedições científicas portuguesas em África da segunda metade do século XIX e a reflectir sobre o papel que tiveram na construção do património histórico, científico e cultural que se encontra hoje na Europa.”
Os painéis centram-se em quatro expedições científicas portuguesas que percorreram Angola na segunda metade do século XIX, nomeadamente as expedições de Friedrich Welwitsch (1853-1860), Hermenegildo de Brito Capelo e Roberto Ivens (1877-1880 e 1884-1885) e Henrique de Carvalho (1884-1888). Neles, são apresentados agentes locais, incluindo cozinheiros, carregadores e ajudantes, que partilharam informações sobre a natureza africana e contribuíram com a colecta de espécimes, entre outros aspectos, mostrando a dimensão colaborativa do conhecimento científico.
A inauguração estará integrada no Dia de África do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e será precedida por um um momento musical, onde será apresentada uma re-leitura de uma canção registada por Hermenegildo de Brito Capelo e Roberto Ivens em Angola. Trata-se de uma colaboração do projecto com os alunos e alunas do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora.
O projecto KNOW.AFRICA está a investigar os relatos dos exploradores portugueses por meio de documentação histórica. Nela, a equipa está a encontrar “pistas que revelam quem foram os vários agentes envolvidos nas expedições científicas portuguesas pelo continente africano”. O objectivo do projecto é “revelar como os africanos também contribuíram para a construção do conhecimento e a formação das colecções científicas resultantes destas viagens, e promover uma compreensão mais crítica sobre o papel fundamental das sociedades africanas na História das Ciências”.
Outras notícias
-
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos
Pesquisa
Oportunidades
Investigador/a Júnior — Projecto STEXEU — DE
Prazo: 26 Janeiro 2026
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Notícias
Matt Cook é o IHC Visiting Scholar 2025-2026
Jan 13, 2026
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford
IHC dedica ciclo de cinema a Frantz Fanon
Jan 9, 2026
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte
Publicação do TRANSMAT debate legados e responsabilidades de museus portugueses
Jan 7, 2026
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos