Projecto KNOW.AFRICA apresenta exposição em Évora
Mai 23, 2025 | Notícias

No dia 25 de Maio, será inaugurada a exposição Angola: Saberes em movimento no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, integrada nas actividades do projecto KNOW.AFRICA.
Com curadoria de Sara Albuquerque e Anderson Pereira Antunes, a exposição é composta por um conjunto de painéis que convidam quem visita “a conhecer a variedade de actores envolvidos em quatro das principais expedições científicas portuguesas em África da segunda metade do século XIX e a reflectir sobre o papel que tiveram na construção do património histórico, científico e cultural que se encontra hoje na Europa.”
Os painéis centram-se em quatro expedições científicas portuguesas que percorreram Angola na segunda metade do século XIX, nomeadamente as expedições de Friedrich Welwitsch (1853-1860), Hermenegildo de Brito Capelo e Roberto Ivens (1877-1880 e 1884-1885) e Henrique de Carvalho (1884-1888). Neles, são apresentados agentes locais, incluindo cozinheiros, carregadores e ajudantes, que partilharam informações sobre a natureza africana e contribuíram com a colecta de espécimes, entre outros aspectos, mostrando a dimensão colaborativa do conhecimento científico.
A inauguração estará integrada no Dia de África do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e será precedida por um um momento musical, onde será apresentada uma re-leitura de uma canção registada por Hermenegildo de Brito Capelo e Roberto Ivens em Angola. Trata-se de uma colaboração do projecto com os alunos e alunas do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora.
O projecto KNOW.AFRICA está a investigar os relatos dos exploradores portugueses por meio de documentação histórica. Nela, a equipa está a encontrar “pistas que revelam quem foram os vários agentes envolvidos nas expedições científicas portuguesas pelo continente africano”. O objectivo do projecto é “revelar como os africanos também contribuíram para a construção do conhecimento e a formação das colecções científicas resultantes destas viagens, e promover uma compreensão mais crítica sobre o papel fundamental das sociedades africanas na História das Ciências”.
Outras notícias
-
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar -
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Notícias
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
António Borges Coelho — In Memoriam
Out 18, 2025
Nota de pesar das Direcções do IHC, IEM e CHAM
Cristina Nogueira — In Memoriam
Out 11, 2025
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
