Jorge Custódio homenageado em Santarém
Mar 21, 2024 | Notícias

No dia 19 de Março, Jorge Custódio recebeu a Medalha de Ouro do Município de Santarém, sua terra natal, numa cerimónia de homenagem a diversas individualidades e instituições do concelho de Santarém, que teve lugar no Convento de S. Francisco.
No anúncio da homenagem, a Câmara Municipal de Santarém destacou o trabalho de Jorge Custódio como professor e historiador, além das suas funções que teve como quadro do património cultural, director do Projeto Municipal da Candidatura de Santarém a Património Mundial (1994-2002), do Convento de Cristo (2002-2007) e do Museu Nacional Ferroviário (2009-2011). Jorge Custódio integrou o IHC em 2010 e, apesar de estar já aposentado, mantém uma intensa actividade, actualmente centrada na coordenação do projecto de valorização do património municipal da antiga Fábrica de Vidros da Marinha Grande e no seu estudo histórico-arqueológico e patrimonial.
Segundo o município, “a entrega de medalhas municipais tem como objetivo distinguir as pessoas singulares ou colectivas que se destacaram pelo seu significativo contributo no campo autárquico, nos vários ramos das ciências, na atividade cultural e desportiva, económica, humanitária, ou outras de notável importância e de cujos atos produziram assinaláveis benefícios para a Cidade e ou para o Concelho, que justificam esse reconhecimento.”
Foto: Jorge Custódio a ser saudado por Alfredo Condeço Amante, vereador, após receber a Medalha de Ouro do Município de Santarém. (Crédito: O Mirante).
Outras notícias
-
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC -
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha -
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura -
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab -
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria -
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação -
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português -
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação para Licenciado/a — KNOW.AFRICA
Prazo: 24 Março 2026
Técnico/a Superior — Gestão de Ciência
Prazo: 24 Março 2026
Bolsas de Investigação para Doutoramento — FCT
Prazo (IHC): 15 Março 2026
Notícias
Exposição ‘Duplo Vazio’ chega a Lisboa
Mar 23, 2026
Inaugurou na galeria Space Zero
Yvette Santos inicia missão arquivística em Paris
Mar 18, 2026
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC
VINCULUM — Um fim e um novo começo
Fev 24, 2026
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM
