João Madeira

História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória
Contacto:
jmmadeira@gmail.com
Biografia
Lisboa, 1955. Professor do Ensino Secundário. Director do Centro de Formação da Associação de Escolas do Alentejo Litoral.
Doutorado em História Política e Social Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa com a tese “O Partido Comunista Português e a Guerra Fria: «sectarismo», «desvio de direita», «Rumo à Vitória» (1949-1965)” (2011). Mestre em História Contemporânea (Secção do Século XX) pela FCSH da NOVA com a tese “Os Engenheiros de Almas. Os Intelectuais e o Partido Comunista (dos anos trinta a inícios de sessenta)” (1994). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1982).
Investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da FCSH da NOVA. Integra o Grupo de Investigação de História Política Comparada – regimes, transições, colonialismo e memória e s grupos informais de Violência Política e Esquerda radical e transição Democrática. Integrada desde a fundação em 2015 o International Network of Political Violence. Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Membro cooptado do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (2018-2020).
Áreas de Investigação
- História do Partido Comunista Português e dos Comunismos
- História das Oposições ao Estado Novo
- Violência Política no Século XX
- A Esquerda radical no processo de transição para a democracia (1974-1986)
Publicações destacadas
- Madeira, João, “Álvaro Cunhal e a tradição frentista. Singularidades, persistências e limites,” in Álvaro Cunhal – Política, História e Estética, coordenado por José Neves, 55-65. Lisboa: Tinta da China, 2013. [link]
- Madeira, João. História do PCP. Das origens ao 25 de Abril (1921-1974). Lisboa: Tinta da China, 2013. [link]
- Rosas, Fernando (Coord.), Irene Flunser Pimentel, João Madeira, Luís Farinha & Maria Inácia Rezola. Tribunais Políticos. Lisboa: Temas e Debates, 2009.
- Madeira, João. Os Engenheiros de Almas. O partido comunista e os intelectuais. Lisboa: Editorial Estampa, 1996.
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
setembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Primeira edição da Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea que promove a relação entre Grupos de Investigação e divulga a investigação do IHC para um público amplo. I
Ver mais
Detalhes do Evento
Primeira edição da Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea que promove a relação entre Grupos de Investigação e divulga a investigação do IHC para um público amplo.
I Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea
A Conferência do IHC é um evento de dois dias, composta por vários painéis partilhados por membros dos diferentes Grupos de Investigação do Instituto. O objetivo é duplo: desenvolver relações entre investigadores/as e investigações de diferentes grupos (tanto a nível temático como conceptual), por um lado, e abrir novos campos interdisciplinares no interior da historiografia, bem como entre esta e outras disciplinas, por outro. A Conferência Anual procura ainda dar a conhecer a investigação desenvolvida no Instituto a um público mais vasto. Nesse sentido, tem lugar no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.
>> Descarregar o programa (PDF)
>> Descarregar o programa com livro de resumos (PDF)
Tempo
18 (Quinta-feira) 9:00 am - 19 (Sexta-feira) 7:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora

Detalhes do Evento
Quinta edição do Encontro De Famalicão para o Mundo, uma iniciativa organizada por várias instituições que reúne especialistas em torno da educação patrimonial e memória ferroviária. V Encontro De
Ver mais
Detalhes do Evento
Quinta edição do Encontro De Famalicão para o Mundo, uma iniciativa organizada por várias instituições que reúne especialistas em torno da educação patrimonial e memória ferroviária.
V Encontro De Famalicão para o Mundo… de comboio há 150 anos!
Assinalando os 150 anos da Linha do Minho e da chegada do comboio a Vila Nova de Famalicão, o V Encontro “De Famalicão para o Mundo … de comboio há 150!“, organizado no âmbito do programa educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”, pretende promover a educação patrimonial, a preservação da memória ferroviária e o envolvimento das comunidades. É uma oportunidade para reforçar a identidade colectiva e o sentido de pertença em torno de um legado que moldou o território e a mobilidade nacional.
Este encontro visa dotar os professores e o público em geral de conhecimentos necessários para a compreensão e reflexão critica sobre os diversos momentos, desde o século XIX até à actualidade, e analisar os registos de cuidada sensibilidade, numa relação com as vivências e memórias dos transportes e as suas consequências, que ficam plasmados nas obras de arte (em particular a pintura e a azulejaria das estações). Pretende ainda fomentar a construção de instrumentos pedagógicos e didácticos, relacionados com os conteúdos curriculares, para reforçar as aprendizagens e a identidade dos alunos, ao integrar a história local num contexto nacional e universal.
Não ficando apenas no passado, mas olhando o futuro, inclui uma conferência de encerramento que perspectivará o impacto da alta velocidade na região do Minho.
Realiza-se a 19 e 20 de Setembro de 2025, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado, com inscrição obrigatória até dia 17 de setembro de 2025.
🔗 Inscrição para docentes (formação acreditada) neste link.
🔗 Inscrição geral neste link.
Coordenação científica
- Arminda Ferreira (CMVNF)
- Luís Alberto Alves (CITCEM — FLUP)
- Cláudia Ninhos (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
- Filipa Sousa Lopes (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
- Cristina Clímaco (LER – Universidade Paris 8)
- António Gonçalves (Galeria Municipal Ala da Frente)
- Miguel Barros (APH)
- Aurora Marques (CFAEVNF)
Tempo
19 (Sexta-feira) 2:00 pm - 20 (Sábado) 6:30 pm
Localização
Museu Nacional Ferroviário, Núcleo Museológico de Lousado
Largo da Estação, 2 — 4760-626 Lousado
Organizador
Várias instituições
Notícias
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas