Joana Dias Pereira e Rui Henriques vencem Prémio António Sérgio

Jan 25, 2024 | Notícias

Joana Dias Pereira (IHC) e Rui Henriques (CHAM) foram agraciados com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2023, na Categoria de Estudos e Investigação na Lusofonia, pelo livro “História do Mutualismo nas Ex-Colónias Portuguesas”. A cerimónia de entrega decorreu na quarta-feira, 24 de Janeiro, na Voz do Operário.

A obra premiada foi fruto do projecto colaborativo entre o IHC e a União das Mutualidades Portuguesa, coordenado por Joana Dias Pereira, e procurou “identificar a extensão da disseminação do modelo mutualista nos territórios das ex-colónias portuguesas, a sua capacidade de adaptação institucional e resiliência, sem desconsiderar as ancestrais práticas de reciprocidade informal entre as comunidades locais”. Pode ser descarregada, em acesso aberto, neste link.

Em declarações à União das Mutualidades Portuguesa, Joana Dias Pereira explicou que “fizeram um levantamento exaustivo das associações que foram reconhecidas pelas autoridades coloniais” e também “uma investigação na etnografia colonial para identificar as associações que não foram reconhecidas”. Concluíram que, em todas as organizações, o mutualismo estava presente, demonstrando que “é uma prática de acção colectiva transversal a diferentes culturas e diferentes situações geográficas, económicas, políticas”, incluindo a colonial, onde teve um papel preponderante.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio é atribuído pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e, na edição de 2023, distinguiu sete projectos em cinco categorias diferentes. Criado em 2012, “destina-se a homenagear as pessoas singulares e colectivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínio relevantes para a Economia Social”.