Isabel Baltazar admitida na Academia Portuguesa da História
Jan 11, 2025 | Notícias

Isabel Baltazar foi admitida, como Académica Correspondente, na Academia Portuguesa da História, instituição científica de utilidade pública que reúne especialistas “que se dedicam à reconstituição documental e crítica do passado, materializada na organização de eventos e publicações”. Em 2020, Isabel Baltazar já havia sido reconhecida pela Academia com o Prémio História da Europa — Fundação Calouste Gulbenkian pelo seu livro “Repensar Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo”.
A sessão de recepção aos novos académicos e imposição do colar decorreu no passado dia 8 de Janeiro, na sede da Academia, em Lisboa. Após a imposição, Isabel Baltazar falou sobre o seu percurso, onde cruzou a história, a filosofia e os estudos europeus, centrando-se no estudo dos fundamentos da construção europeia. Realçou obras recentes, como o “Dicionário das Grandes Figuras Europeias” (que coordenou com Alice Cunha) e o “Dicionário As Mulheres e a Unidade Europeia” (que coordenou com Alice Cunha e Isabel Lousada), ambos publicados pela Assembleia da República.
Estando actualmente a coordenar a Rede Internacional UNESCO ‘A Cidade que Educa e Transforma’ (com sede no ISEC, onde é docente) e o programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu em Portugal, a investigadora do IHC falou ainda do trabalho que tem desenvolvido com jovens, dizendo que tem como missão “transformar, através da educação, os jovens em promissores amantes da história e construtores desta nova cidade, do mundo melhor”, deixando-lhes como mensagem que “a história tem futuro e as novas gerações serão a pedrinha que deixamos no caminho, aquela semente que vai germinando com a investigação e também com a acção.”
A Academia Portuguesa da História é composta por quatro categorias de académicos: os de Mérito, os Honorários, os Correspondentes e os de Número. Os Académicos de Número são 30 personalidades recrutadas de entre os Académicos Correspondentes. Os Académios de Mérito e os Honorários são convidados pela sua particular relevância para a missão da Academia.
Imagem: GCI do ISEC
Outras notícias
-
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
-
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Professor/a Auxiliar — História — FCT Tenure V
Prazo: 10 Setembro 2025
Professor/a Auxiliar — História — FCT Tenure IV
Prazo: 10 Setembro 2025
Notícias
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro