Investigadores do IHC premiados pela Academia Portuguesa da História
Nov 18, 2019 | Notícias
A Academia Portuguesa da História anunciou os vencedores da edição 2019 dos seus vários prémios e dois investigadores do IHC foram agraciados: o ‘sénior’ Fernando Rosas e a ‘júnior’ Mariana Castro.
Fernando Rosas recebeu o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian, na categoria “História da Europa”, pelo livro Salazar e os Fascismos. Ensaio breve de história comparada (Tinta da China, 2019), uma obra que o autor descreveu como um “olhar retrospectivo sobre o regime salazarista e o mundo plúmbeo em que emergiu e se consolidou”.
Já Mariana Castro foi galardoada com o Prémio EMEL – História dos Caminhos, Percursos e Mobilidade, pela obra Contrabando e Contrabandistas. Elvas na Primeira Guerra Mundial (Imprensa de Ciências Sociais, 2019), resultado do seu trabalho de investigação de Mestrado. A “obra pretende ser um contributo para a história do contrabando em Portugal durante o século XX e promover a reflexão em torno das lógicas das economias ilegais realizadas em espaços de fronteira”.
A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 4 de Dezembro, às 15h00, no Palácio dos Lilases, ao Lumiar, em Lisboa. Ambos os prémios têm o valor pecuniário de dois mil euros.
Outras notícias
-
O filme "Vivi Nascosto Guido Guidi" é uma biografia visual do Guido Guidi
-
António Cândido Franco foi um dos comissários
-
A exposição aborda os processos da transição ibérica para a Democracia
Pesquisa
Notícias
Paulo Catrica estreia filme no DocLisboa
Out 16, 2024
O filme “Vivi Nascosto Guido Guidi” é uma biografia visual do Guido Guidi
50 anos da revista ‘A Ideia’ em exposição
Out 11, 2024
António Cândido Franco foi um dos comissários
Manuel Loff é o curador da exposição “Portugal-Espanha, 50 anos de Democracia”
Out 8, 2024
A exposição aborda os processos da transição ibérica para a Democracia