IHC acolhe nova investigadora Marie Curie: Elisa Scaraggi

Mar 31, 2022 | Notícias

"Na Cela", desenho de José Luandino Vieira de 19 de Maio de 1963O IHC vai acolher mais uma investigadora Marie Curie, Elisa Scaraggi, resultado do último concurso para Bolsas de Pós-Doutoramento promovido pelo programa europeu Marie Skłodowska-Curie Actions.

O projecto de Elisa Scaraggi, LUARC — Implacable Archives: Creating José Luandino Vieira’s Digital Archive, foi selecionado na modalidade “Global” do concurso, o que quer dizer que, para além do Instituto de História Contemporânea, onde será supervisionada por Manuela Ribeiro Sanches, a investigadora italiana fará também investigação no Department of African Cultural Studies of the University of Wisconsin – Madison.

O objectivo do projecto é classificar, digitalizar e tornar acessível ao público o arquivo pessoal do escritor angolano José Luandino Vieira, que já havia sido objecto de estudo de Elisa Scaraggi na sua tese de doutoramento, que defendeu na Universidade de Lisboa em 2020. Amplamente conhecido pela sua participação na luta de libertação angolana, José Luandino Vieira é uma figura-chave na história cultural de Angola e um dos mais importantes escritores contemporâneos de língua portuguesa. Para além de contribuir para a preservação de documentos únicos, o projecto LUARC vai desenvolver uma abordagem interdisciplinar do arquivo como local de produção de conhecimento histórico.

Imagem: “Na Cela”, desenho de José Luandino Vieira de 19 de Maio de 1963 (Cortesia da Editora Caminho)