Do Império à história queer — Novas bolsas FCT no IHC

Out 2, 2020 | Destaque, Notícias

Foram divulgados, no dia 1 de Outubro, os resultados do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no qual o IHC conseguiu a atribuição de quatro novas Bolsas de Doutoramento no painel de História e Arqueologia.

Joana Matias propõe-se estudar o papel da publicação independente na historiografia da cultura e movimentos queer em Portugal através do estudo da Organa e da Lilás, duas das primeiras publicações lésbicas portuguesas. A Joana fez um Mestrado em Estudos de Género na Universidade Paris 8 e tem-se focado na história lésbica em Portugal.

Henrique Oliveira quer fazer um exercício historiográfico de análise do processo de construção da Ponte Salazar, hoje Ponte 25 de Abril. Qual a relação deste “objecto” com a economia nacional? E quais as consequências do projecto no regime do Estado Novo? Estas são as principais questões desafiam o doutorando em Estudos sobre a Globalização na NOVA FCSH.

Rita Narra Lucas vai explorar o conceito de “Terceiro Mundo”, tendo como ponto de partida o fim do império colonial português, através da identificação e análise do discurso político, intelectual e científico que contribuiu para a formação daquela ideia. A Rita já havia colaborado, como bolseira de investigação, no projecto de investigação do IHC “Amílcar Cabral, da História Política às Políticas da Memória”, coordenado por Rui Lopes.

Por fim, Susana Domingues tem como objectivo compreender as principais implicações da construção e dinamização dos armazéns frigoríficos em Portugal no desenvolvimento no sector alimentar na primeira metade do século XX. Esta investigação já se encontrava em curso, mas recebe agora o apoio financeiro da FCT.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X