
Depois de um interregno de um ano, o IHC vai novamente participar na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), através do nosso pólo na Universidade de Évora, com quatro actividades para todas as idades. Sara Albuquerque e Ângela Salgueiro são as principais dinamizadoras.
Ao longo da noite de 26 de Setembro, as pessoas que passem pela Praça 1º de Maio poderão conhecer melhor dois dos projectos de investigação em curso no IHC através de duas actividades permanentes: o projecto PHONLAB propõe “Som, ciência e memória: Armando de Lacerda e o Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra”, que dá a conhecer a história da fonética experimental em Portugal; o projecto KNOW.AFRICA apresenta “Angola – saberes em movimento: ciência e invisibilidades nas expedições portuguesas do século XIX”, sobre os indígenas que viajaram com os exploradores e contribuíram de forma significativa para a construção do conhecimento e colecções científicas.
Às 18h, há encontro marcado com a Sara Albuquerque para uma visita orientada ao Jardim Público de Évora que revelará alguns dos seus segredos — um desafio que o Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) da Universidade de Évora lançou à investigadora do IHC e que se enquadra no projecto “Botanising the City”. Às 19h, no palco da NEI, o projecto KNOW.AFRICA, Vasco Ramalho e alunos/as do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora dão a conhecer uma música cuja partitura foi encontrada entre os escritos de Capelo e Ivens acerca da expedição científica realizada a Angola entre 1877 e 1880. Será uma viagem no tempo e espaço musical.
As edições de 2024 e 2025 da NEI têm como mote “Ciência para o Desafios Globais” e envolvem nove parceiros na área da investigação, divulgação e implementação da inclusão e sustentabilidade em quatro cidades portuguesas: Braga, Coimbra, Évora e Lisboa. A iniciativa foi financiada pela Comissão Europeia através do consórcio SCIGLO. Na Universidade de Évora, o Laboratório HERCULES é a unidade de investigação coordenadora.
Outras notícias
- 
    
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» - 
    
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar 
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Notícias
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
António Borges Coelho — In Memoriam
Out 18, 2025
Nota de pesar das Direcções do IHC, IEM e CHAM
					



