IHC estuda história da indústria gráfica nacional
Jul 21, 2022 | Notícias

O IHC iniciou um projecto de investigação, financiado pela APIGRAF, a Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel, com o objectivo de estudar a história da indústria gráfica em Portugal.
A equipa multidisciplinar é constituída por Cláudia Figueiredo, Rahul Kumar, Joana Dias Pereira, José Neves e Nuno Medeiros. O projecto conjuga os objectivos da APIGRAF, que incluem a preservação e valorização das suas memórias históricas e a promoção e divulgação do papel da indústria gráfica em Portugal a partir do século XIX, com a missão do IHC de investigação histórico-científica e uma aposta em estreitas relações com agentes sociais.
O resultado final traduzir-se-á na publicação de duas obras, bem como na realização de uma conferência internacional. Os livros focar-se-ão em dois temas principais: a reconstituição da origem do movimento associativo gráfico e preservação da sua memória histórica; a relevância da indústria gráfica no ensino, educação, cultura (nas suas diversas expressões), sociedade e economia, bem como a sua evolução tecnológica.
O movimento associativo dos industriais gráficos completa 170 anos em 2022, uma vez que as primeiras manifestações associativas organizadas remontam, pelo menos, ao ano de 1852, no seio da Sociedade de Soccorros dos Typographos Portuenses (1 de Janeiro de 1852) e da Associação Typographica Lisbonense (28 de Julho de 1852).
Crédito da imagem: Bank Phrom on Unsplash
Outras notícias
-
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas
Pesquisa
Oportunidades
Investigador/a Júnior — Projecto STEXEU — DE
Prazo: 26 Janeiro 2026
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Notícias
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado
IHC acolhe onze novos contratos permanentes
Jan 21, 2026
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas