Foteini Vlachou homenageada na Revista de História de Arte

Mai 26, 2021 | Notícias

Acaba de ser publicado um número da Revista de História da Arte dedicado ao tema Life outside the canon – Hommage to Foteini Vlachou (1975-2017) que, tal como o título indica, é uma homenagem à investigadora grega que trabalhou no Instituto de História Contemporânea e Instituto de História da Arte, Foteini Vlachou.

Joana Cunha Leal, Mariana Pinto dos Santos e Begoña Farré Torras, editoras deste número da revista, explicam que os artigos seleccionados se aproximam do projecto historiográfico de longa data Foteini e da rede art in the periphery — life outside the canon, que lançou em 2013. Aos sete artigos publicados no dossier, que resultaram dos trabalhos da conferência internacional Art in the Periphery — Hommage to Foteini Vlachou (realizada em Março de 2019), soma-se ainda um ensaio de Béatrice Joyeux-Prunel.

“Foteini encontrou vida fora do cânone, contribuindo significativamente para mudar os pressupostos estabelecidos na história da arte com base em seu interesse nos objectos presumivelmente mais “insignificantes” já observados ou na abordagem deliberada não canónica de objetos canónicos”, acrescentam ainda as editoras.

A revista pode ser lida e descarregada, em regime de acesso aberto, no website do Instituto de História da Arte.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X