FCT financia projecto dirigido por Fernando Rosas

Mar 8, 2021 | Notícias

O projecto “Prisioneiros portugueses em campos de concentração nazis”, coordenado por Fernando Rosas, foi aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do concurso de apoio especial “Portugal e o Holocausto: investigação e memória”, cujos resultados foram anunciados na passada sexta-feira.

O projecto tem como objectivo, para além de continuar a investigação já em curso no IHC, a criação de uma plataforma online com os nomes, histórias de vida e documentação dos portugueses que foram aprisionados em campos de concentração do Terceiro Reich, contando, para tal, com a colaboração do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC.

Para além de Fernando Rosas, fazem ainda parte da equipa de investigação Ansgar Schaefer, também investigador do IHC, bem como António Carvalho, director do Museu Nacional de Arqueologia, e Cristina Clímaco, docente na Universidade de Paris 8. O projecto terá a duração de um ano e um orçamento aproximado de 33 mil euros.

Neste mesmo concurso, foram também aprovados os projectos “Refúgio, migração e o Holocausto, 1936-1945”, proposto pelo Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de cuja equipa faz parte a investigadora Helena Pinto Janeiro; e “MemoMarranos – Mapeamento documental dos marranos no século XX”, proposto pela Universidade de Coimbra e no qual colaborará o investigador Fernando Tavares Pimenta.

 

Imagem: Alguns materiais da exposição “Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich” relativos a Emile Henry, português deportado para Buchenwald em 1943. Crédito: Diana Barbosa.

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X