novembro , 2023

24nov6:00 pm7:30 pmVisita guiada ao Museu Municipal Santos RochaDia Nacional da Cultura Científica6:00 pm - 7:30 pm Museu Municipal Santos Rocha, Rua Calouste Gulbenkian, 33 — 3080-084 Figueira da FozTipologia do Evento:Outros

Faixa ilustrativa da Semana da Ciência e Tecnologia 2023, de 20 a 26 de Novembro. A 24 de Novembro celebra-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Inclui o logótipo da agência Ciência Viva e o texto “Descobre a ciência que se faz em Portugal e quem são os nossos cientistas. Actividades em todo o país”.

Iniciativa organizada pela equipa do projecto TRANSMAT no âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, integrado na Semana da Ciência e Tecnologia 2023.

Visita guiada às colecções etnográficas do Museu Municipal Santos Rocha

O Instituto de História Contemporânea promove uma visita guiada às colecções etnográficas do Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, um dos museus associados ao projecto de investigação TRANSMAT — Materialidades transnacionais, financiado pela FCT.

Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal Santos Rocha atravessou vários períodos, atendendo à acção desenvolvida e aos critérios museológicos que presidiram às suas sucessivas reinstalações em diferentes espaços físicos. Em 1975, abriu no edifício onde se encontra actualmente, construído com o apoio técnico e financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e projectado pelo arquitecto figueirense Isaías Cardoso. Este museu municipal seguiu modelos internacionais de organização e disseminação científica colocando-se a par das melhores instituições científicas nacionais. Por esse motivo formou e preservou uma colecção etnográfica notável.

Nesta visita divulgaremos os resultados da investigação do projecto TRANSMAT dando destaque à biografia de objectos provenientes do Brasil, de Timor, Angola ou Moçambique. Como chegaram a Portugal e quando? Quem os recolheu e porquê? Em que contextos foram deslocados dos seus lugares de origem? De que forma foram inseridos nas várias etapas de existência do museu? Que valores e significados assumiram ao longo do tempo? Que metodologia usamos para conhecer o seu percurso e identificar os seus contextos de recolha e de proveniência?

Estas serão as questões a que responderemos nesta visita guiada a um dos mais interessantes museus portugueses!

>> 🔗 Inscrição na visita (grátis; limitada a 25 pessoas)

Cartaz da visita guiada às colecções etnográficas do Museu Nacional Santos Rocha, no Dia Nacional da Cultura Científica. 24 de Novembro de 2023 às 18 horas, na Figueira da Foz. O fundo do cartaz é uma fotografia de uma das salas do Museu Nacional Santos Rocha onde se podem ver armários expositivos com diversas peças no seu interior. O cartaz inclui também o texto “Iniciativa organizada pela equipa do projecto TRANSMAT no âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, integrado na Semana da Ciência e Tecnologia 2023”.

(Sexta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Museu Municipal Santos Rocha

Rua Calouste Gulbenkian, 33 — 3080-084 Figueira da Foz

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Museu Municipal Santos Rocha e Museu Nacional de Arqueologia