outubro, 2023

09out7:00 pm8:30 pmOs Últimos do Estado NovoLançamento do livro7:00 pm - 8:30 pm Fundação Calouste Gulbenkian, Avenida de Berna, 45A — 1067-001 LisboaTipologia do Evento:Lançamento

Convite para o lançamento do livro “Os Últimos do Estado Novo”, De José Pedro Castanheira. Segunda-feira, 9 de Outubro, às 19 horas, na Sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian. O convite inclui a capa do livro e o texto: “A Tinta da China convida para o lançamento do livro “Os Últimos do Estado Novo, de José Pedro Castanheira; Apresentação de Miguel Caetano e Isabel Soares”.

Ver mais

Detalhes do Evento

O mais recente livro de José Pedro Castanheira vai ser apresentada por Miguel Caetano e Isabel Soares na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

Os Últimos do Estado Novo

 

No seu papel de jornalista, José Pedro Castanheira teve oportunidade de conhecer e fazer vários trabalhos de investigação sobre alguns dos principais derrotados do 25 de Abril — o último director da censura, o último presidente do partido único, o último responsável do campo de concentração do Tarrafal, os membros do último Governo da ditadura, o último secretário particular de Marcello Caetano, o seu último porta‑voz.

Aqui se reúnem esses trabalhos que o autor fez ao longo de 30 anos, aumentados e melhorados, paralelamente com grandes reportagens em torno de episódios e acontecimentos marcantes, precisamente por terem sido os derradeiros do género a ocorrer durante o Estado Novo: o último deportado, os últimos presos políticos, a última entrevista concedida por Oliveira Salazar, mas também as relações que este mantinha com o último chefe da sua polícia política.

 

Mais informações sobre o livro

 

Tempo

(Segunda-feira) 7:00 pm - 8:30 pm

Localização

Fundação Calouste Gulbenkian

Avenida de Berna, 45A — 1067-001 Lisboa

Organizador

Fundação Calouste Gulbenkian e Edições Tinta da China

X