maio, 2023

Detalhe do cartaz da conferência “No tempo em que as flores e os animais falavam: A mitologia através da fauna e da flora”, com Filomena Barata. 30 de Maio de 2023

Oitava sessão do terceiro ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Filomena Barata.

No tempo em que as flores e os animais falavam:
A mitologia através da fauna e da flora
3º Ciclo internacional de videoconferências
“Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”

A Mitologia, entendida como história de personagens sobrenaturais, cercados de simbologia e venerados sob a forma de deuses, semi-deuses e heróis, que regiam as forças da Natureza e do Cosmos, é contada através de um conjunto de fábulas que explicam a origem dos mitos, das divindades mitológicas, que tinham nas mãos o destino dos homens e regiam o mundo. É das algumas das narrativas das Metamorfoses de Ovídio que vos falaremos dessa relação entre o divino e a Natureza.

Sobre a oradora

Filomena Barata nasceu em Luanda, Angola, 18 de Maio de 1957. É Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e concluiu o Mestrado de Arqueologia na Faculdade de Letras do Porto, em 1997. É doutoranda da Universidade de Évora, História/Museologia, trabalhando o tema “Mitologia nos Museus“. É Técnica Superior da Direcção-Geral do Património Cultural do Ministério da Cultura, exercendo funções, desde 2022, no Museu Nacional do Traje. Foi Directora Regional de Évora do extinto Instituto Português do Património Cultural de 2001 até 2008. Leccionou na Universidade de Évora, nos anos de 2005-2006, as disciplinas de Epigrafia e Arqueologia da Romanização e leccionou, em Angola, no Instituto Superior de Porto Amboim, História do Direito Romano, em 2015. Tem participado de inúmeros colóquios e congressos sobre Património Histórico-Arqueológico e Artístico, bem como sido responsável por várias mostras museológicas, tendo obra publicada no âmbito do Património Cultural e Herança Romana. Foi Responsável pelas Ruínas de Miróbriga e pelo seu programa de Valorização até 2009. Pertence ao CIDHEUS, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades – Universidade de Évora e ao Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa. É responsável pelo Centro de Formação da Associação Clenardus: Promoção e Ensino da Cultura e Línguas Clássicas.

🔗 Acesso Zoom à conferência

Cartaz da conferência “No tempo em que as flores e os animais falavam: A mitologia através da fauna e da flora”, com Filomena Barata. 30 de Maio de 2023, às 18 horas, via Zoom. Conferência integrada no terceiro Ciclo Internacional de Vídeoconferências "Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com as Artes e as Letras". Organização de Ana Cristina Martins, Maria Alejandra Pupio e Marina Rieznik.

(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Link dedicado na plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Universidad Nacional del Sur e Universidad Nacional de Quilmes