setembro, 2018

20set(set 20)10:00 am21(set 21)7:00 pmSessenta e Oito GlobalXXVI Curso de Verão do IHC10:00 am - 7:00 pm (21) Júlio Pomar MuseumTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do XVI Curso de Verão do IHC

Vigésima sexta edição do Curso de Verão do IHC, que é já uma tradição que marca o início do ano lectivo, este ano a decorrer no Atelier-Museu Júlio Pomar.

Sessenta e Oito global: cronologias, geografia e futuros de uma revolução
XXVI Curso de Verão do IHC

Na ocasião dos cinquenta anos sobre Maio de 68, o curso de Verão do Instituto de História Contemporânea procurará discutir a temporalidade e a geografia de “sessenta e oito”. Através de vários formatos – conferência, oficina, mesa-redonda –, o objectivo de “Sessenta e Oito Global” é o de questionar o significado do evento dentro de uma cronologia mais longa da modernidade e da história das revoluções, bem como o de abrir a sua abordagem a perspectivas não eurocêntricas, nomeadamente através das lutas anti-coloniais e anti-imperialistas. Entendido na sua pluralidade, aberto à longa duração e a uma geografia global, “sessenta e oito” pode assim voltar a interpelar o nosso presente e a forma como pensamos a história contemporânea.

(descarregue AQUI)

Quinta-feira, 20 de Setembro

10h00 | Oficina “As temporalidades de Sessenta e Oito”, com Ricardo Noronha e Luís Trindade (Instituto de História Contemporânea, NOVA FCSH)
12h30 | Pausa para almoço