outubro, 2021

26out4:00 pm6:00 pmDa "serra" cubana à "mata" subsaarianaSeminário de investigação4:00 pm - 6:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 219, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Detalhe do cartaz do seminário de investigação

Ver mais

Detalhes do Evento

Seminário de investigação do grupo de História Política Comparada. Com Xaquín Bermello Corominas, sobre as origens transnacionais da esquerda armada.

 

Da “serra” cubana à “mata” subsaariana.
Esquerda armada, revolução e descolonização. Espaços transnacionais da revolução cubana, PAIGC, MPLA e FRELIMO (1953-1966)

 

O surgimento triunfante da revolução cubana em 1959 modificou ideologias, estratégias e imaginários coletivos da esquerda latino-americana e europeia. Tanto sua insurreição como os governos revolucionários da década de 1960 estabeleceram as bases para novas maneiras de compreender a revolução, a esquerda e o Terceiro Mundo. A influência cubana também atingiu o mundo anticolonial afro-asiático, onde múltiplas organizações já recorriam à violência armada. Juntos, eles participaram da Conferência Tricontinental de Havana, estipulando o uso legítimo da violência contra o colonialismo e o imperialismo. Assim, este projeto quer investigar as origens transnacionais da esquerda armada através das conexões entre Cuba e um dos mais destacados confrontos armados do continente africano: a guerra anticolonial contra Portugal. Partindo das origens e influências díspares da revolução cubana, do PAIGC, do MPLA e da FRELIMO, bem como do seu desenvolvimento particular ao longo dos anos cinquenta e sessenta, a investigação abordará os canais humanos e ideológicos que lhes permitiram convergir na Conferência Tricontinental (1953-1966).

 

Orador: Xaquín Bermello Corominas
Graduado em História (Universidade de Santiago de Compostela, 2018), Master em História Contemporânea (USC, 2019) com prémio extraordinário, Master de Profesorado (USC, 2020). Colaborador na revista Mazarelos. A sua pesquisa de doutoramento centra-se na revolução cubana e nos espaços transnacionais da
esquerda armada.

 

Comentador: Victor Barros (IHC — NOVA FCSH)
Doutor em História pela Universidade de Coimbra, é atualmente investigador do IHC — NOVA FCSH. Os seus eixos de investigação são a construção da história e da memória de Cabo Verde.

 

Cartaz do seminário de investigação "Da "serra" cubana à "mata" subsaariana"

 

Tempo

(Terça-feira) 4:00 pm - 6:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 219

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Organizador

X