janeiro, 2022

20jan6:00 pm8:00 pmO século XX ibéricoCursos de Ano Novo NOVA FCSH6:00 pm - 8:00 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Curso integrado na edição 2022 dos Cursos de Ano Novo da NOVA FCSH, sobre a contemporaneidade portuguesa e espanhola. ONLINE

O século XX ibérico: uma história comparativa de Portugal e Espanha

Docentes: Carlos Píriz González

Datas e Horários: 20 de Janeiro a 12 de Fevereiro | quintas e sextas-feiras, das 18h00 às 20h00 | sábados, das 12h00 às 14h00 | sábado, dia 12 de Fevereiro, das 12h00 às 15h00

Duração: 25h

Modalidade: online

Objectivos:

• Desenvolvimento da capacidade de compreender fenómenos históricos complexos, bem como suas inter-relações e influências mútuas.
  • Saiba se expressar, verbalmente e por escrito, com clareza e coerência.
  • Uso correto dos conceitos, noções e terminologia da matéria.
  • Obter um conhecimento racional e crítico, numa perspetiva comparada, da contemporaneidade portuguesa e espanhola, com muitos pontos em comum e algumas diferenças.
  • Adquirir conhecimentos e usar contribuições de outras ciências humanas e sociais para o conhecimento histórico.
  • Familiarize-se com a utilização de fontes, métodos e técnicas do conhecimento histórico na análise comparativa da história paralela contemporânea de Espanha e Portugal.

Programa resumido:

1. Introdução.
  2. Reflexão: as coincidências do século XX (sociedades, poderes, identidade).
  3. Do século XIX ao XX: do Antigo Regime à consolidação do Sistema Liberal.
  4. A queda da Monarquia e a conquista do poder pelos Republicanos.
  5. A monarquia de Alfonso XIII e a Restauração.
  6. A segunda experiência liberal. A República demoliberal.
  7. As décadas de ’20 e ’30: uma transição social.
  8. A Segunda República espanhola.
  9. As ditaduras de Salazar e Franco.
  10. Transições para a democracia.
  11. Reflexão final: democracias.

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso "O século XX ibérico: uma história comparativa de Portugal e Espanha" da edição 2022 dos Cursos de Ano Novo da NOVA FCSH

(Quinta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Link a divulgar aos alunos e alunas