novembro , 2017

08nov6:00 pm8:00 pmRumo a uma nova corrida a África?Seminário6:00 pm - 8:00 pm UTC+00:00 Lisboa | FCSH-UNLTipologia do Evento:Seminário

O ciclo de seminários “Marcas do Império – Colonialismo e Pós-Colonialismo na Época Contemporânea” regressa no ano lectivo 2017/18, desta feita em co-organização com o ICS-ULisboa.

Rumo a uma nova corrida a África? O nacionalismo imperial português e as reivindicações coloniais em vésperas da Segunda Guerra Mundial
Márcia Gonçalves (IHC-NOVA FCSH)

Resumo

No contexto de crise económica e erosão das instituições democráticas na década de 1930, a visão das colónias enquanto potencial fonte de reconstrução económica e solução para o excesso populacional alimentou a radicalização de discursos e políticas expansionistas na Europa. A multiplicação de reivindicações coloniais e a necessidade de medidas de apaziguamento para evitar uma nova guerra motivou o debate sobre a iniquidade da partilha dos territórios coloniais existente. Circularam rumores (nunca confirmados) sobre a existência de planos para redistribuir África: se postos em prática, a continuidade da presença portuguesa neste continente estaria ameaçada.

A presente comunicação focar-se-á na forma como essas ameaças foram recebidas pelos contemporâneos portugueses. Pretende-se expor o ajustamento dos discursos e visões associados ao projecto colonial português em resposta aos desafios do turbulento contexto internacional da época, reflectindo sobre as vantagens de uma perspectiva global/transnacional no estudo do nacionalismo imperial português (e do colonialismo, em geral).

Sobre a oradora

Márcia Gonçalves é investigadora de pós-doutoramento no Instituto de História Contemporânea (Grupo de investigação de História e Filosofia da Ciência, CEHFCi, Universidade de Évora / NOVA FCSH). Concluiu o seu doutoramento em História e Civilização no Instituto Universitário Europeu em 2015. A sua área de investigação centra-se na História do colonialismo europeu (século XIX tardio e século XX) numa perspectiva global e comparada.

Organização

Linha Temática Colonialismo, Império e Imaginação Imperial na Época Contemporânea, IHC – NOVA FCSH
Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, ICS-ULisboa

João Miguel Almeida (IHC-NOVA FCSH)