dezembro, 2021

11dez3:00 pm4:30 pmRomances com a TerraLançamento do livro3:00 pm - 4:30 pm Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, Largo do Conde de Vila Flor — 7000-804 ÉvoraTipologia do Evento:Lançamento

Detalhe do convite para o lançamentoo do livro

O livro da autoria de Mariana Valente e Maria Ilhéu vai ser lançado no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

Romances com a Terra: Diálogos sobre Educação

No âmbito da programação paralela à exposição Alter(ação), com curadoria da bio-artista Marta de Menezes, realiza-se, no próximo dia 11 de Dezembro, às 15h00, o lançamento e apresentação do livro Romances com a Terra: diálogos sobre educação, de Mariana Valente e Maria Ilhéu, com a chancela das Edições Caleidoscópio.

Romances com a Terra é um ensaio que tomou forma de diálogo entre duas investigadores, Maria e Mariana. Mas neste diálogo emergem muitas vozes, humanas e não humanas, tornando-o plural. Nasceu e cresceu alimentado pela vontade de transcender e de re-ligar. Transcender no sentido em que a personalidade se mistura com algo para além de si própria. Re-ligar com a natureza, ou seja, desenvolver a inteligência das relações aprendendo a viver em conexão com qualquer lugar e com os seres que o habitam.

Dizem as autoras:

Como cultivar estas capacidades e sensibilidades? Foi esta questão que nos acompanhou ao longo de três anos num projeto de Educação para a Sustentabilidade, que designámos por Projeto ID-Natura, integrando investigadores, professores e alunos de vários níveis etários, desde o jardim de infância ao final do ensino secundário. A nossa ação teve e tem subjacente o sentido da importância de vivências e aprendizagens holísticas, inspiradas pelo conceito de Empirismo delicado de J. W. Goethe.

Este ensaio, em forma de diálogo, é um dizer dessa procura coletiva de uma inteligência das conexões ao mundo natural. Expressam-se nele vivências de leitura, de conceção, vivências de experiência, de fruição, vivências de interdependência e de transformação.

Convite para o lançamentoo do livro "Romances com a Terra", de Mariana Valente e Maria Ilhéu. 11 de Dezembro de 2021, Centro de Arte e Cultura da Fundação Egénio de Almeida, em Évora, 15 horas.

(Sábado) 3:00 pm - 4:30 pm

Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida

Largo do Conde de Vila Flor — 7000-804 Évora

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Fundação Eugénio de Almeida e Edições Caleidoscópio