setembro, 2022

29set6:30 pm8:00 pmLa revolución (es) probableProjecção e debate6:30 pm - 8:00 pm Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema, Rua Barata Salgueiro, 39 — 1250-165 LisboaTipologia do Evento:Sessão de cinema

Imagem ilustrativa do filme “La revolución (es) probable”, que mostra uma mulher de punho erguido

Projecção e debate na Cinemateca Portuguesa, integrados no âmbito do Seminário Anual do grupo de investigação Cultura, Identidades e Poder.

La revolución (es) probable

Para que serve uma revolução?
Uma revolução ilumina outras possibilidades de vida.

No âmbito do Seminário Anual do CIP, apresentamos o filme La revolución (es) probable, realizado por Lee Douglas, Maria Ruido e Paula Barreiro López.

Esta é a premissa desta curta-metragem, que toma como estudo de caso a última das grandes revoluções europeias, a Revolução Portuguesa.

Este ensaio audiovisual, construído com algumas das obras cinematográficas mais importantes do 25 de Abril e com material de arquivo da televisão e das cooperativas cinematográficas que surgiram no calor do processo revolucionário, é uma reflexão sobre a força política destas imagens, sobre o legado que nos deixam, e sobre o papel dos arquivos, do cinema, dos media e da representação para nossas lutas contemporâneas. La revolución (es) provável também nos fala do frágil estatuto documental das imagens como “prova” e da possibilidade real de aprender com a história a partir do presente.

O evento incluirá a projeção do filme Nem Pássaro, Nem Peixe, da Solveig Nordlund e será seguida por uma breve conversa com as diretoras e com os cineastas que generosamente disponibilizaram o seu trabalho para este projecto.

Por favor, confirmem vossa presença no formulário de inscrição antes do 23 de Setembro. O espaço é limitado é importante confirmar a assistência.

Organizado pelo projeto Militant Imaginaries, Colonial Memories: The Visual & Material Traces of Revolution and Return (MSCA-IF-895197), com o apoio do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, Marie Sklowdowska Curie Individual Fellowship, acordo n° 895197.

Cartaz da projecção do filme “La revolución (es) probable”. 29 de Setembro, às 18 horas e 30, na Cinemateca Portuguesa. Inscrição necessária.

(Quinta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm

Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema

Rua Barata Salgueiro, 39 — 1250-165 Lisboa

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Cinemateca Portuguesa