fevereiro, 2025

12fev3:00 pm4:00 pmEvocando a recuperação do património arqueológico egípcioConferência3:00 pm - 4:00 pm Sociedade de Geografia de Lisboa, Rua Portas de Santo Antão, 100 — 1150-268 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Detalhe do cartaz da conferência “Evocando a recuperação do património arqueológico egípcio - o caso de Abu Simbel”, com José das Candeias Sales (Universidade Aberta, Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta). O cartaz é ilustrado por uma fotografia de um dos templos de Abu Simbel, com gigantescas figuras egípcias esculpidas na rocha.

Ver mais

Detalhes do Evento

Conferência onde se propõe uma revisitação dos trabalhos realizados em torno da trasladação do complexo de Abu Simbel. Com José das Candeias Sales.

 

Evocando a recuperação do património arqueológico egípcio — o caso de Abu Simbel

 

Considerada como indispensável nos planos económico e energético do Egipto, a Grande Barragem construída em Assuão, entre 1960 e 1970, trouxe consigo uma série de ameaças ao património construído do antigo Egipto e da antiga Núbia que, não fora a intervenção empenhada e especializada da UNESCO, teria desaparecido para sempre, submerso pela impiedosa subida das águas do Nilo. A bem-sucedida e sem precedentes campanha de salvaguarda e recuperação do património arquitectónico então realizada, grandiosa epopeia da boa vontade dos homens, tornou-se um exemplo paradigmático da associação entre, por um lado, a arte antiga do tempo dos faraós e, por outro, a tecnologia moderna. Entrementes, a política, a ideologia, a solidariedade e a cooperação internacionais deixaram também, de forma indelével, o cunho da sua actuação.

Na presente conferência integrada no Ciclo ‘O Oriente no Ocidente‘, propomos uma revisitação dos trabalhos então realizados em torno da trasladação do complexo de Abu Simbel: o Templo Grande dedicado a Ramsés II e a Ré-Horakhti e o Templo Pequeno dedicado a Nefertari e a Hathor.

 

Sobre o orador:
José das Candeias Sales é Professor Catedrático da Universidade Aberta. Exerce a sua actividade de investigação e docência na área da História Antiga – Egiptologia, tendo publicado diversos livros e artigos em Portugal e no estrangeiro. Investigador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde é co-coordenador do Grupo de Investigação “História Global. Temas e Abordagens”. Actualmente, dedica-se aos estudos de recepção do antigo Egipto em Portugal nas suas diversas manifestações. Foi neste âmbito que coordenou, com Susana Mota, o projeto de investigação “Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939)”. Outros dos seus domínios de interesse em termos de investigação histórica são: mitologia, religião e religiosidade dos antigos egípcios; Ideologia, propaganda e legitimação do poder no Egipto faraónico; urbanismo, arquitectura e recuperação patrimonial no Egipto faraónico. Realiza regularmente cursos livres e cursos de formação sobre temáticas de Egiptologia e orienta cientificamente visitas de estudo ao Egipto.

 

🔗 Acesso Zoom à conferência

 

Cartaz da conferência “Evocando a recuperação do património arqueológico egípcio - o caso de Abu Simbel”, com José das Candeias Sales (Universidade Aberta, Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta). 12 de Fevereiro, às 15 horas, no Auditório Adriano Moreira da Sociedade de Geografia de Lisboa e via Zoom. Parte do ciclo de conferências “Arqueólogos e Arqueologia: Efemérides e Evocações”, organizado pela Secção de Arqueologia em colaboração com a Secção de Estudos do Património. O cartaz é ilustrado por uma fotografia de um dos templos de Abu Simbel, com gigantescas figuras egípcias esculpidas na rocha.

 

Tempo

(Quarta-feira) 3:00 pm - 4:00 pm

Localização

Sociedade de Geografia de Lisboa

Rua Portas de Santo Antão, 100 — 1150-268 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Sociedade de Geografia de Lisboa

X